Fugas - Motores

  • Enric Vives-Rubio
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Um familiar compacto económico com muito de premium

No meio de tanta novidade, há coisas que resistem. E, no caso do Mégane, a Renault manteve as bem-sucedidas motorizações como este 1.6 diesel de 130cv. Não se tratando do bloco a gasóleo mais silencioso, cumpre amplamente o que lhe é proposto a cada passo e de cada vez que é preciso ou ultrapassar ou fugir a um obstáculo, o 1.6 dCi não falha. Nem sequer se mostra perturbado. Facto que se deve a uma potência de 130cv associada a um binário máximo de 320 Nm disponível abaixo das 2000rpm, assim como à bem escalonada caixa manual de seis velocidades (que não prima, porém, pela suavidade). No que surpreende é nos consumos. Da última vez que tínhamos saído com este bloco, na altura num Mégane Coupé, não tínhamos conseguido marcar menos de seis litros. Desta vez, colocámos a fasquia nos 4,7 l/100 km, tirando proveito do Multi-Sense em modo Eco. Caso para considerar que este é um carro a ter debaixo de olho.

PORMENORES

Fraca visibilidade
É provavelmente o ponto fraco que mais salta à vista assim que nos sentamos ao volante — o vidro cortado da traseira é aliciante do ponto de vista estético, mas acaba por se revelar um inimigo da visibilidade traseira. Sobretudo quando o banco traseiro segue ocupado. 

Iluminado
 importância das luzes desenvolve-se também no interior do habitáculo, com a tecnologia Multi-Sense a criar cinco ambientes de luz associados aos cinco modos de condução: verde para uma condução económica, azul para uma confortável, a amarela acciona o modo neutro, vermelha para um rolar mais dinâmico e desportivo (e também mais gastador...) e violeta quando se personaliza.

Musculado
Visualmente, as diferenças são notórias face à geração anterior. A começar pelas dimensões: está mais comprido, mais baixo e mais largo, algo que lhe transmite mais músculo. A sublinhar isso mesmo, as luzes LED na traseira, permanentemente acesas, desenham uma linha horizontal

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1598cc
Potência: 130cv às 4000rpm
Binário: 320 Nm às 1750rpm
Cilindros: 4, em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum com admissão variável. Turbo de
geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, 6 velocidades
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,8m entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente; discos , atrás

Dimensões
Comprimento: 4359mm
Largura: 1814mm
Altura: 1447mm
Distância entre eixos: 2669mm
Peso: 1318kg
Pneus: 205/55 R17
Capac. depósito: 47 litros
Capac. mala: 384 litros

Prestações
Veloc. máx.: 198 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,0s
Cons. misto: 4,0 l/100 km
Emissões CO2: 103 g/km
Nível de emissões: Euro 6

Preço
29.850€ (viatura ensaiada,
31.330€). Entre o equipamento extra, Pack Safety (650€), com regulador de velocidade adaptativo, sistema de travagem de emergência activa e alerta de distância de segurança activa; pintura metalizada vermelho flamme (610€); e travão de estacionamento assistido (220€)
*Dados do construtor

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