Fugas - Motores

  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos

Continuação: página 2 de 2

A carrinha do Carro do Ano

No capítulo da segurança, o Opel Astra também sobressai, tendo obtido em 2015 o máximo de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP, com 86% na protecção dos adultos, 84% nas crianças, 83% nos peões e 75% nos dispositivos auxiliares de segurança.
Embora mantendo a garantia de dois anos para o Astra, a Opel anunciou uma redução nos preços dos custos de manutenção e das peças sobresselentes. Além disso, até final de Julho, na aquisição de uma Sports Tourer, a Opel oferece o nível de equipamento acima, no valor de 1750€. Por exemplo, uma carrinha Innovation terá o preço da Dynamic. Na opção de financiamento da compra pela Opel Finance, haverá um desconto adicional de 1500€.

Progredir
Nos anteriores veículos da Opel, havia dois aspectos melhoráveis: a complexidade da leitura e manuseamento da instrumentação e a escassez de compartimentos de arrumação no habitáculo. Enquanto no primeiro há uma melhoria abissal, o último pormenor mantém-se — os espaços para guardar pequenos objectos rareiam e isso ainda é mais evidente num veículo de características familiares como este.

Económico e despachado
A carrinha que conduzimos trazia o novo motor a gasóleo 1.6 CDTI de 110cv que, de acordo com a Opel, deverá ser o mais procurado. Acoplado à nova caixa manual de 6 velocidades, tem bom desempenho nas recuperações e acelerações e é muito económico — fizemos uma média de 5,0 l/100km.

Ergonomia e conforto
?
Para além das voltas na cidade, acabámos frescos como uma alface depois de fazermos uma viagem de mais de 500km, o que diz muito do conforto e apoio proporcionado pelos assentos, em especial os da frente.

BARÓMETRO
+
Equipamento, motor, consumos, segurança
- Falta de espaços de arrumação no habitáculo; funcionamento do Start/Stop  

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 1598cc
Potência: 110cv às 3500 rpm
Binário: 300 Nm às 1750-2000 rpm
Cilindros: 4, em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção
directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual com 6 velocidades
Suspensão: Tipo MacPherson/molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; eixo de torção/ molas helicoidais e barra estabilizadora à frente atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,1 metros/entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás
Dimensões
Comprimento: 4702mm
Largura: 1842mm
Altura: 1510mm
Distância entre eixos: 2662mm
Peso: 1403kg
Pneus: 225/45 R17 (roda sobresselente em opção)
Capac. depósito: 48 litros
Capac. mala: 540 litros (1630 litros com rebatimento dos bancos traseiros)
Prestações
Veloc. máx.: 195 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,4s
Cons. misto: 3,4 litros/100 km
Emissões CO2: 92 g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço:28.600€ (viatura ensaiada, 31.015€; com desconto de lançamento até final de Junho custa menos 1750€, isto é, no caso vertente, com extras, fica por 29.265€; com financiamento Opel Finance beneficia ainda de um desconto adicional de 1500€ (preço final seria 27.765€)

 

 

--%>