Fugas - Motores

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Uma poupadinha montra tecnológica

O Prius IV obteve o máximo de 5 estrelas em testes do Euro NCAP efectuados pelos parâmetros de 2016, com 92% na protecção de ocupantes adultos, 82% nas crianças, 77% nos peões e 85% nos dispositivos auxiliares de segurança. Destaque para cruise control adaptativo, alertas de colisão com detecção de peões e de mudança de faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito e, no nível Luxury, alertas de ângulo morto e de aproximação de veículo por trás.

BARÓMETRO
+ Equipamento, motor, consumos, segurança, qualidade dos materiais
- Kit de reparação de pneus; visibilidade para trás; estética discutível

 

Sofisticação tecnológica
Em tecnologia, o Prius está na linha da frente. Exemplo disso é o espaço na consola para carregar smartphones por indução. Mas há mais: quase uma dezena de ecrãs intermutáveis e quase um excesso de informação sobre eficiência de condução, consumo instantâneo, média de consumos (de combustível e electricidade), tipo de energia usada no momento, etc.,etc.

Muito económico
O veículo que conduzimos vinha com jantes de 17’’, o que originou consumos anunciados superiores aos dos Prius com jantes de 15’’. Ainda assim, são possíveis médias reais na ordem dos 4,0 l/100km, algo difícil de superar mesmo pelos mais económicos carros a gasóleo.

Design à japonesa
O visual do Prius é discutível, sobrepondo-se a eficiência à estética. Exemplo disso é o aileron que contribui para um coeficiente aerodinâmico referencial (Cx de 0.24) mas corta ao meio e dificulta a visibilidade pelo óculo traseiro

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Motor de combustão: 4 cil., 16v, 1798cc, gasolina

Potência: 98cv às 5200 rpm

Binário máximo: 142 Nm às 3600 rpm

Motor eléctrico: Síncrono de magneto permanente

Potência: 72cv

Binário: 163 Nm

Sistema Hybrid Sinergy Drive

Potência total combinada: 122cv

Tracção: Dianteira

Transmissão: Automática variável contínua (CVT)

Suspensão: Tipo MacPherson/molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; triângulos duplos sobrepostos, molas helicoidais e barra estabilizadora atrás

Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica

Diâmetro de viragem: 10,2 metros entre passeios

Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás

Dimensões

Comprimento: 4540mm

Largura: 1760mm

Altura: 1470mm

Distância entre eixos: 2700mm

Peso: 1475kg

Pneus: 215/45 R17 (kit de reparação de pneus)

Capac. depósito: 43 litros

Capac. mala: 502 litros

Prestações

Veloc. máxima: 180 km/h

Aceleração 0/100 km/h: 10,6s

Consumo médio: 3,3 l/100 km

Emissões de CO2: 76 g/km

Norma de emissões: Euro 6 W

Preço: 34.400€ (viatura ensaiada, 34.810€)

 

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