Fugas - Motores

  • Daniel Rocha
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Uma confortável e elegante berlina

Os desempenhos da motorização diesel 1.6 dCi de 160cv também podem ser muito bem usados como arma para convencer que o Talisman é um compromisso de longo prazo. Não tendo respostas do outro mundo (a aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 9,4 segundos), o bloco evolui de uma forma suave, mas sem dar parte de fraco — afinal, são 160cv de potência e um binário de 380 Nm às 1750rpm geridos por uma reactiva q.b. caixa de dupla embraiagem EDC. Com uma boa surpresa na altura de abastecer: a marca anuncia 4,5 l/100km de consumo médio e não ficámos longe. Mesmo com lotação esgotada e abusando do ar condicionado.

O Talisman é comercializado com três níveis de equipamento, Zen, Intense e Initiale Paris, mas para este ensaio rolámos com o veículo mais apetrechado em sistemas e mimos. A começar pelas jantes em liga leve de 19 polegadas, pela cor específica da carroçaria Preto Ametista (pintura metalizada é paga à parte: 700€), os estofos em couro, o conforto acústico reforçado e o acesso a serviços exclusivos. Mas há mais: Head-Up Display, sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, o tal sistema 4Control e amortecimento pilotado. Ao nível do conforto, destaque para os bancos de regulação eléctrica à frente, com ajuste específico para a zona lombar e funções de massagem, ventilação, aquecimento e memória.

E se há detalhes que parecem afastar o Talisman das marcas premium, há outros que o colocam taco a taco. É o caso da inclusão de um sistema de som BOSE com 13 altifalantes, que elevam a experiência a outra dimensão. 

Depois, a cereja. A tal pela qual há quem se apaixone. O Talisman é bonito, sobretudo na sua inspirada frente, e ninguém se cansa de olhar para ele — nem nós. 

Eficiente

O bloco 1.6 Twin Turbo de 160cv tem um comportamento digno ?de um estradista: evolui ?de forma suave mas eficaz. ?Além disso, consegue ser poupado, sobretudo em modo Eco, que reduz as prestações ?mas não desilude.

Tecnológico

A inclusão do ecrã central de 8,7’’, semelhante a um tablet, é uma boa aposta, concentrando o sistema de infoentretenimento R-Link 2, assim como a gestão das mais diversas funcionalidades. 

Distinto

Com um design que lhe tem valido rasgados elogios (e prémios), a estética do carro ganha, sobretudo a sua frente, quando é equipado com os faróis dianteiros Full LED Pure Vision, de série a partir do nível Intens.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1996cc
Potência: 310cv @ 6500rpm
Binário: 400 Nm @2500-4500rpm
Cilindros: 4, eFicha Técnica

Mecânica

Cilindrada: 1598cc
Potência: 160cv @ 4000rpm
Binário: 380 Nm @1750rpm
Cilindros: 4, em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum. Admissão variável. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Automática, 6 vel
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,8m entre passeios
Travões: Discos ventilados à frente; discos, atrás

Dimensões

Comprimento: 4848mm
Largura: 1869mm
Altura: 1463mm
Distância entre eixos: 2808mm
Peso: 1593 kg
Pneus: 245/40 R19
Capac. depósito: 47 litros
Capac. mala: 515 litros (+ 93l)

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