Tudo somado, daria para adquirir outro carro. No entanto, sem todas estas mais-valias, a experiência de conduzir (ou de ser conduzido — porque não?) o S90 não seria a mesma. Assim que entramos percebemos que o luxo não é mera ostentação: a preocupação com a qualidade dos materiais e com a sua respectiva montagem é bem visível. Depois, há o espaço. Em abundância, refira-se. Seja para o condutor e navegador, seja para quem se senta no banco de trás — aliás, nestes até se consegue aproveitar melhor a viagem, de forma descontraída, e, se apetecer, de perna traçada: são 2941mm de distância entre-eixos. Na mala, de acesso fácil, arrumam-se 500 litros.
Seja qual for o traçado escolhido, este Volvo prima sempre pela estabilidade e pela forma como agarra a estrada como se fosse só dele. Para além disso, com uma potência de 190cv e um binário de 400 Nm disponível entre as 1750 e as 2500 rotações por minuto, não é difícil extrair dele algum divertimento. Certo é que, mesmo levando mais de oito segundos a atingir os 100 km/h, nas recuperações parece compensar. E se se der o caso de haver necessidade de uma ultrapassagem, o carro responde de forma eficaz. E, mais uma vez, segura.
Assim que nos sentamos a bordo do Volvo S90, percebemos que foi tudo pensado em nós. Em nós e em qualquer um que assuma o volante. Os vários comandos estão estrategicamente colocados para que não se perca muito tempo à sua procura. A cereja é o ecrã táctil, a lembrar um tablet, no qual se podem gerir todas as funções do carro.
Espaçoso
Se à frente tudo parece pensado em função do condutor, nos bancos traseiros é quem se senta neles que mais ordena. O espaço abunda e até se pode reclinar as costas para seguir viagem mais confortável. Dada a configuração dos assentos, os dois ocupantes das pontas saem beneficiados em relação a quem tiver de se sentar a meio.
Para todo o serviço
Com os vários sistemas de condução à distância de um pequeníssimo botão, o carro mostra-se preparado para tudo: desde uma viagem longa em que se privilegie o conforto e os consumos até uma incursão por estradas sinuosas.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1969cc
Potência: 190cv às 4250 rpm
Binário: 400 Nm às 1750-2500 rpm
Cilindros: 4, em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Automática com 8 velocidades
Suspensão: Paralelograma deformável com molas helicoidais à frente; paralelograma deformável e molas atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,8 metros entre passeios
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás
Dimensões
Comprimento: 4963mm
Largura: 1890mm
Altura: 1443mm
Distância entre eixos: 2941mm
Pneus: 245/45 R20
Capac. depósito: 55 litros
Capac. mala: 500 litros
Prestações
Veloc. máx.: 230 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 8,2s
Cons. misto: 4,4 litros/100 km
Emissões CO2: 116 g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço
56.703€ (viatura ensaiada, 76.623€)