Fugas - Motores

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Suzuki Baleno 1.0T GLX

Em termos de mecânica e performances, o Baleno está construído sobre uma nova plataforma da Suzuki, mais leve e mais rígida, com o veículo a pesar 950kg. O motor 1.0 turbo a gasolina (que a Suzuki denomina BoosterJet) tem um comportamento dinâmico e potência disponível a baixas rotações, com boas performances nos arranques e recuperações, pelo que não é necessário recorrer com frequência à bem escalonada caixa manual de 5 velocidades, de fácil e suave accionamento. A cereja no topo são os consumos: num percurso variado, que incluiu alguns engarrafamentos e sem cuidados especiais na condução, mesmo sem sistema Start/Stop, obtivemos uma agradável média de 5,2 l/100km.

O posto de condução é bom, com boa visibilidade e o número de botões é reduzido, o que, em conjunto com o ecrã táctil multifunções, simplifica a vida de quem se senta atrás do volante. Para o conforto em viagem, contribui ainda uma suspensão que proporciona comodidade aos ocupantes sem comprometer a estabilidade, bem como o muito baixo nível de ruído de funcionamento do motor. A direcção, porém, não é muito directa, levando algum tempo a reagir às manobras do volante.

Pormenores

Poupado e despachado

O comportamento do motor tricilíndrico 1.0 turbo a gasolina é uma agradável surpresa. Funcionamento suave, com resposta pronta a baixas rotações e facilidade nas recuperações, não requerendo muito trabalho com a caixa. Além disso é muito frugal: num percurso variado obtivemos uma média de 5,2 l/100km.

Simples e completo

Predominam os plásticos duros no tablier, consola, forros das portas e da mala. No entanto, os acabamentos e ajustes são correctos, não havendo ruídos parasitas. O painel de instrumentos – ecrã central táctil de 7’’ (com câmara traseira) e visores LCD a cores atrás do volante – é bastante completo, de fácil leitura e de accionamento intuitivo.

Espaçoso atrás

Mesmo quem seja grande não tem problemas em viajar nos bancos traseiros – o Suzuki Baleno, sendo um utilitário, oferece mais espaço que alguns veículos de maiores dimensões de segmentos superiores. A mala também é ampla, embora tenha um bordo alto. Pena é que sob o fundo se encontre um kit de “reparação” de pneus.

Ficha técnica

Mecânica

Cilindrada: 998cc
Potência: 111cv @ 5500rpm
Binário: 170 Nm @ 2000-3500rpm
Cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12
Alimentação: Gasolina, injecção directa. Turbo. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual com 5 velocidades
Sistema Start/Stop: Não
Suspensão: Estrutura MacPherson, barra estabilizadora e molas helicoidais à frente; barra de torção e molas helicoidais atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 9,8m entre passeios
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás

Dimensões

Comprimento: 3995mm
Largura: 1745mm
Altura: 1470mm
Distância entre eixos: 2520mm
Peso: 950kg
Pneus: 185/65 R16 (kit de reparação de pneus)
Capac. depósito: 37 litros
Capac. mala: 355 litros (756 litros com segunda fila de bancos rebatida)

Prestações*

Veloc. máx.: 200 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,4s
Cons. misto: 4,4 litros/100 km
Emissões CO2: 103 g/km
Nível de emissões: Euro 6

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