Fugas - Motores

  • A Renault divulgou o Trezor, um protótipo de um superdesportivo eléctrico
    A Renault divulgou o Trezor, um protótipo de um superdesportivo eléctrico DR
  • O novo Nissan Micra quer reafirmar-se entre os citadinos
    O novo Nissan Micra quer reafirmar-se entre os citadinos DR
  • O Land Rover Discovery entra na 5.ª geração
    O Land Rover Discovery entra na 5.ª geração DR
  • O Opel Ampera-e apresenta uma autonomia de 500km
    O Opel Ampera-e apresenta uma autonomia de 500km DR

Continuação: página 3 de 3

Uma grande exibição marcada por ausências de peso

Para caminhos mais avessos, a quinta geração do Land Rover Discovery promete uma maior sofisticação sem que tenha havido um esquecimento das tecnologias de conectividade. O todo-o-terreno apresenta-se ainda superespaçoso, com uma bagageira que pode acomodar 2500 litros, e superversátil: a proposta é de sete assentos totalmente configuráveis.

Por fim, o Nissan Micra surge mais arrojado, adoptando as linhas mestras da nova linguagem de design da marca: grelha dianteira em V, faróis em bumerangue e capot flutuante. Quanto a motorizações, são esperados os blocos tricilíndrico a gasolina e o 1.5 a diesel. Haverá ainda lugar, mais tarde, para um propulsor  1.0 aspirado de 73cv.

Ainda no capítulo das novas gerações, embora estas devam chegar aos mercados antes do fim do ano, o Citroën C3 é um dos destaques do Salão, uma cobiça conquistada muito por causa dos Airbumps que herdou do Cactus, assim como o novel Peugeot 3008 que, segundo a marca francesa, surge menos monovolume crossover e mais SUV, estando maior e mais leve que o seu predecessor. Também a jogar em casa, a Renault voltou a exibir o monovolume Scénic e Grand Scénic, além de revelar um pouco mais sobre o SUV Koleos, cuja estreia ocorreu em Pequim, em Abril, e a pick-up Alaskan que marca a inauguração da marca neste segmento e que tem por base a Nissan Navara NP300.

Outra marca a reclamar atenções é a Skoda com o Kodiaq, um SUV de sete lugares que deverá começar a ser comercializado em Março e que chega com grandes ambições: promete a maior bagageira entre os seus pares, com espaço para acomodar mais de dois mil litros. Em termos de motores, o Kodiaq será servido por um bloco 2.0 TDI, nas declinações de 150 e 190cv, havendo ainda opção de escolha entre ter um 4x2 ou um 4x4, com caixa manual de seis relações ou uma DSG de dupla embraiagem, de seis ou sete velocidades.

Na casa da Seat, o recém-lançado Ateca continua a estar entre as maiores atracções, sobretudo com a garantia de uma versão X-Perience, com bloco 2.0 TDI de 190cv e caixa DSG de sete relações. Ainda no campo das intenções, mas de registar, a vontade de lançar um Ateca Cupra, com 300cv!

Outro carro que deverá ser introduzido no próximo ano é o Kia Rio, que entra na sua quarta geração maior em tamanho e em versatilidade, não tendo deixado de fora as evoluções tecnológicas de info-entretenimento.

Do lado da Toyota, além do seu forte posicionamento nos eléctricos, há a realçar a apresentação do renovado GT86, um modelo icónico que beneficiou de uma série de acertos — de suspensão, chassis, etc. — e que surgirá com um motor boxer 2.0 de 205cv.

Da Baviera chega o BMW X2, ainda em modo concept, mas que não deverá ser muito diferente do veículo preparado para entrar em produção: assente na mesma plataforma modular que o X1, exibe traços inspirados nos X4 e X6.

--%>