Fugas - Motores

Kia Niro, o crossover híbrido que quer aliar emoção a poupança

Por Carla B. Ribeiro

Um crossover híbrido que aposta na emotividade, no espaço e na economia e que pretende conquistar uma fatia de dois mercados em crescimento: o dos crossovers/SUV e dos híbridos.

O Kia Niro chega ao mercado em Janeiro com equipamento de topo. O preço foi marcado nos 32.391€, mas durante o período de lançamento custa 28.191€, beneficiando de uma campanha de 4200€.

O novo veículo assenta numa nova plataforma, concebida para incluir um conjunto específico de tecnologias ambientalmente conscientes e grupos propulsores da próxima geração. O grupo motopropulsor híbrido do Niro é constituído por um motor de 1.6 litros GDI (injecção directa de gasolina), um bloco de baterias de polímero de iões de lítio, um motor eléctrico de 32 kW e uma transmissão de dupla embraiagem de seis velocidades, debitando uma potência total combinada de 141 cv. De acordo com os números oficiais, o carro regista emissões de CO2 de apenas 88 g/km (101 g/km, nas versões com jantes de 18”) e um consumo de 3,8 litros/100 km (4,4 com jante 18”).

Em termos de dimensões, o Niro situa-se entre o familiar cee’d e o SUV Sportage, sendo maior em todas as quotas que o primeiro e menor que o segundo, excepto na distância entre-eixos. Na realidade, e apesar de ter menos 12,5cm de comprimento face ao Sportage, o Niro apresenta-se com mais três centímetros na distância entre-eixos, não comprometendo assim o espaço dentro do habitáculo, bem pelo contrário. Já a mala oferece 401 litros, menos cem que o Sportage (1399 litros e 1492 litros com os bancos traseiros rebatidos respectivamente).

Do lado de fora, os traços de design da Kia são evidentes, com a grelha nariz de tigre e o típico largo pilar C. Tudo o resto foi esculpido pelos centros de design da Kia na Califórnia, EUA e Namyang (Coreia) no sentido de proporcionar ao carro linhas vincadas e modernas. “Com contornos de SUV compacto, o Niro possui proporções suaves e elegantes, enquanto a sua postura relativamente larga transmite estabilidade e um baixo centro de gravidade”, destaca a marca. O resultado é um baixo coeficiente de arrasto, de apenas 0,29 Cd.

Pelo habitáculo privilegia-se “espaço e modernidade”, com destaque para um painel de instrumentos amplo e linhas horizontais definidas. Além do mais, os materiais utilizados seguem a mesma linha da restante gama da Kia, sendo suaves ao toque. O tablier foi trabalhado no sentido de ser composto por distintas áreas, com os mostradores e o sistema HMI (human-machine interface) situados ao longo do mesmo paralelo, e uma coluna de comandos localizada abaixo, incorporando o aquecimento e ventilação e os interruptores para sistemas chave de assistência ao condutor.

O elevado conforto a borto reclamado pela marca sul-coreana está associado a uma suspensão totalmente independente, tipo MacPherson à frente e multi-link com braços inferiores duplos atrás, afinada para oferecer reacções imediatas às solicitações de direcção e estabilidade a alta velocidade. Paralelamente, foi criado um conjunto de soluções que permitiu reduzir os níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH – Noise, Vibration and Harshness): apoios do motor assimétricos de concepção específica para controlar os movimentos do motor e do sistema de transmissão em cada ponto do subchassis dianteiro, isolamento de alta densidade no capot e um escudo acústico com uma estrutura de suporte especial para melhorar o som da aceleração do motor na faixa de rotações mais utilizada. Também foi aplicado isolamento adicional à volta da base dos pilares A e B, enquanto as cavas das rodas traseiras foram trabalhadas com aços de alta resistência para minimizar a transferência do ruído da estrada e as vibrações da parte traseira da viatura.

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