Fugas - Motores

  • Fábio Augusto
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O “assassínio” de um carro

Em 2012, o SUV da Opel obteve o máximo de 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNCAP, o Mokka X ainda não foi submetido a testes e em 2016 a exigência aumentou, mas em contrapartida dispõe agora do Opel OnStar e do mais recente e aperfeiçoado sistema de iluminação AFL com faróis LED.

No interior, onde quatro pessoas viajam com desafogo (o quinto ocupante no lugar do meio atrás tem menos espaço), há melhoria nos materiais e acabamentos, com bancos ergonómicos e a instrumentação é de fácil leitura e accionamento (no essencial através do ecrã táctil central de 7’’).

O nível de equipamento Innovation da viatura que conduzimos é o de entrada, mas é muito completo, sendo comparável e até superando em alguns aspectos os níveis topos de gama de outros SUV compactos.

Em suma, excepto o facto de ser classe 2, este Mokka X pode enfrentar sem receios a muita concorrência de qualidade existente no seu segmento.

Milímetros fatais
Como é possível um SUV que pesa 1449kg, mede 4,27m de comprimento, 2m de largura e 1,66m de altura, não sendo maior ou mais pesado que os SUV compactos seus concorrentes, ser taxado como classe 2 nas portagens só por exceder alguns (poucos) milímetros a altura de 1,10m do capot ao solo (ainda por cima por razões de protecção a peões em caso de embate), quando há veículos muito maiores e pesando 2 toneladas que são classe 1?

Sem compromissos
Mesmo sendo penalizada em Portugal nas vendas do Mokka X, a Opel recusou-se a fazer adaptações de rebaixamento que comprometessem o equilíbrio e segurança do veículo, para que este passasse a ser classe 1. Do mesmo modo, sendo um SUV (embora de utilização principal em asfalto), equipou-o com pneu sobresselente de 16’’, uma opção muito recomendável por apenas 60€. Isto deveria ser a regra, mas os fabricantes de carros, para pouparem uns euros, tornaram moda a inclusão nos veículos de um kit de “reparação” de pneus.

Comodidade e segurança
O travão de estacionamento electrónico é muito cómodo em veículos com caixa automática. Até há carros que, sem intervenção do condutor, se travam bastando a caixa estar na posição P e destravam, ao passar de P a R ou D. Porém, em veículos com caixa manual, mesmo tendo auxílio ao arranque em subida como este Mokka X, o travão de mão confere comodidade e segurança acrescidas, impedindo que a viatura descaia, mesmo após os escassos segundos em que ela é retida após soltar o travão de pé.

Ficha Técnica*

Mecânica
Cilindrada: 1598cc
Potência: 136cv às 3500 rpm
Binário: 320 Nm às 2000rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum. Turbo e intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual com 6 velocidades
Sistema Start/Stop: Sim
Suspensão: Tipo MacPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; eixo de torção e molas helicoidais atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,5 metros entre passeios
Travões: Discos ventilados à frente; discos atrás

Dimensões
Comprimento: 4275mm
Largura: 1781mm
Altura: 1658mm
Distância entre eixos: 2555mm
Peso: 1449kg
Pneus: 225/45/ R19 92H (opção, 1000€; roda de emergência de 16’’, opção, 60€)
Capac. depósito: 52 litros
Capac. mala: 356 litros (1372 litros com bancos traseiros rebatidos)

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