Fugas - Motores

Luxuosa e confortável limusina

Por João Palma

A Lexus, a marca de luxo do grupo Toyota, vem marcando a diferença face à concorrência de veículos premium. O renovado IS300h é uma luxuosa limusina com propulsão híbrida gasolina/eléctrica, num segmento onde impera o gasóleo.

Antecipando-se à legislação que vai penalizar os diesel, o grupo Toyota há muito que optou pelas motorizações híbridas eléctricas/gasolina. Num segmento onde o gasóleo ainda é rei, a Lexus, a marca de luxo do grupo, apresenta uma renovação da terceira geração da limusina IS 300h, com um sistema híbrido formado por um motor 2.5 a gasolina com 181cv e outro eléctrico com 143cv, que, em conjunto, debitam 223cv. Este veículo já pode adquirir-se por preços desde os 43.700€, no nível Business.

O motor eléctrico, auxiliar do motor de combustão, também permite circular durante 2km em modo 100% eléctrico. Com 4465mm de comprimento, 1810mm de largura e 1430mm de altura, o IS 300h, pode transportar cinco pessoas e tem uma mala de 450 litros.

A Lexus, marca do grupo Toyota criada exclusivamente para a produção de carros de luxo há perto de 30 anos, tem vindo gradualmente a conquistar um prestígio que já a leva, na América do Norte, a ter um estatuto similar ao dos outros fabricantes de veículos premium. Na Europa, a imagem da Lexus tem vindo a melhorar e não será difícil prever, que, no futuro, em reconhecimento, se posicione a par dos outros fabricantes de viaturas premium, nomeadamente os alemães. Porém, ainda tem algum caminho a percorrer — não por falta de atributos, mas porque ainda não conseguiu obter um reconhecimento total das suas qualidades.

Em requinte, tecnologias e mecânica, a Lexus já fez o seu trabalho de casa e ombreia com a concorrência premium. Há, porém, dois aspectos em que se distingue. Em primeiro lugar, é prática usual das outras marcas premium anunciarem um preço-base para os seus veículos, mas oferecendo equipamento de série reduzido (excepto no que toca à segurança), pelo que, para dispor de coisas tão correntes como sensores de estacionamento ou conexão Bluetooth, há que pagar à parte — a lista de opcionais é extensíssima, sendo preciso somar uns bons milhares de euros ao preço-base para o carro ficar minimamente equipado. O outro aspecto é a predominância dos propulsores diesel nos segmentos superiores.

A Lexus tem uma filosofia diferente. O renovado IS 300h, criado tendo em vista o mercado europeu e o modelo da marca mais vendido em Portugal, é disso um exemplo. Propõe seis níveis diferentes de equipamento, Business (43.700€), Executive (46.700€), Executive + (49.800€), as mais desportivas F Sport (50.500€) e F Sport + (56.700€), e o topo de gama Luxury (57.700€). A lista de opcionais é reduzida e mesmo a versão de entrada, Business, está pronta a utilizar, dispensando extras: faróis LED, sensor de luz, jantes de liga leve de 16’’, climatizador, volante em pele com patilhas selectoras de velocidade, modos de condução Normal, Eco e Sport, gestão integrada da dinâmica do veículo, sistema de infoentretenimento com ecrã central a cores de 7’’, conexão Bluetooth, alarme, etc.

A outra diferença é ainda mais profunda: desde 2013, com esta terceira geração, o IS 300h só tem uma motorização híbrida eléctrica/gasolina, seguindo a filosofia geral do grupo Toyota, que aposta neste tipo de propulsão em detrimento dos motores diesel, que irão ser penalizados pelas futuras normas antipoluição.

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