Fugas - Motores

Continuação: página 2 de 3

Pequeno citadino também se serve a electricidade

Para que se consiga atingir um valor de quilómetros aproximado às marcas oficiais, a bateria deve estar à carga sete horas com o carregador de série monofásico ligado à rede de abastecimento doméstica. Caso o cliente opte por instalar uma wallbox, o tempo de espera para voltar a ter a bateria a 100% é inferior a quatro horas. Como opção, e já depois do lançamento, haverá uma ligação mais potente (22 kW) para corrente trifásica que consegue recuperar até 80% da carga da bateria em menos de 45 minutos. Nunca é de mais lembrar que, no caso das baterias de iões de lítio, deve-se evitar a descarga completa, sob pena de comprometer a longevidade das mesmas.

Com uma velocidade máxima limitada a 130 km/h (o fortwo coupé e cabrio acelera dos 0 aos 100 km/h em 11,5 segundos; o forfour em 12,7s), apresenta dois modos de condução:  Normal e Eco. O primeiro é accionado por defeito assim que se põe o carro a trabalhar (a chave é convencional; o arranque silencioso e imperceptível). Quando se circula em modo Normal o carro responde mais depressa à pressão no acelerador, baseando a recuperação de energia num radar de antecipação que monitoriza o trânsito adequando as prestações à situação do mesmo. Já o modo Eco privilegia a poupança da bateria. Quando se selecciona esta variante, a velocidade máxima é limitada, a curva de aceleração adaptada e sempre que se levanta o pé do acelerador ou que se carrega no travão o sistema trata de transformar a energia cinética em energia eléctrica, regenerando as baterias e aumentando a autonomia das mesmas.

A gestão do rolamento do motor está a cargo de uma transmissão com uma única velocidade; para recuar, a rotação do motor inverte-se. Uma solução que a marca considera adequada à simplicidade do engenho e do próprio carro, tornando a condução do mesmo ainda mais fácil.

Mas há mais soluções pensadas no sentido de simplificar as vidas dos proprietários e que ajuda a poupar tanto nas baterias como nas contas ao fim do mês. É o caso do controlo de climatização prévio à partida — desta forma, consegue-se a temperatura ideal dentro do habitáculo enquanto o veículo ainda se encontra ligado à tomada. Esta funcionalidade está disponível numa App que pode ser operada via smartphone, tablet ou PC e que inclui ainda o carregamento inteligente e programável. Isto é muito útil quando se tem contratada uma tarifa de abastecimento de electricidade variável segundo os diferentes momentos do dia.

Por fora, pouco distingue as versões eléctricas das de motor de combustão interna — apenas uma referência discreta na traseira. Por dentro, as diferenças são mais evidentes, a começar pelo painel de instrumentos, que inclui um medidor de potência, que indica quando o carro está a regenerar, a circular com um gasto optimizado ou a privilegiar a potência, e um indicador da bateria.

Entre os opcionais, há um pacote de Inverno, que inclui volante aquecido, e um pack drive design que prevê a pintura a “verde eléctrico” das capas dos retrovisores e dos remates do habitáculo. A possibilidade de personalizar o veículo chega com o programa BRABUS, disponível no smart fortwo.

--%>