Fugas - notícias

  • Vencedor: VW Golf
    Vencedor: VW Golf
  • Vencedor: VW Golf
    Vencedor: VW Golf
  • Finalista: Ford B-Max
    Finalista: Ford B-Max
  • Finalista: Citroën DS5
    Finalista: Citroën DS5
  • Finalista: Hyundai i30
    Finalista: Hyundai i30
  • Finalista: Renault Clio
    Finalista: Renault Clio
  • Finalista: BMW Série 3
    Finalista: BMW Série 3

Volkswagen Golf é o Carro do Ano 2013

Por Aníbal Rodrigues

Em 29 edições do troféu Carro do Ano, decidido por jornalistas especializados no mundo automóvel, esta é apenas a segunda vitória do conhecido compacto germânico, actualmente na sua 7.ª geração.

O Volkswagen Golf venceu o troféu Carro do Ano/Volante de Cristal 2013, sucedendo assim ao Peugeot 508, consagrado no ano passado. O famoso compacto alemão, actualmente na sua 7.ª geração, bateu, na final, outros fortes candidatos, como eram o BMW série 3, Citroën DS5, Ford B-Max, Hyundai i30 e Renault Clio. Contando com todos os inscritos que alinharam à partida desta 29.ª edição do Carro do Ano/Volante de Cristal, o best-seller europeu impôs-se a outros 17 adversários.

Esta foi apenas a segunda vitória do Golf nas 29 edições da iniciativa dos jornais Expresso e Autosport e do programa televisivo Volante TV. O outro sucesso deste Volkswagen ocorreu em 2004, distinguindo então a sua 5.ª geração. Ainda assim, a marca alemã é a mais bem sucedida neste troféu, contabilizando um total de seis vitórias, graças aos contributos dos modelos Polo e Passat. Mesmo ao nível do Carro do Ano internacional, cuja primeira edição remonta a 1964, o Golf apenas saiu vitorioso em 1992 o que acaba por ser pouco coincidente com o gigantesco sucesso comercial que tem conhecido desde o lançamento da sua 1.ª geração, em 1974.

Para além de elegerem o Volkswagen Golf como vencedor absoluto do troféu Carro do Ano/Volante de Cristal 2013, o júri, formado por 17 jornalistas de outros tantos órgãos de comunicação social, decidiu também os melhores das várias categorias automóveis a concurso. Na de Citadino do Ano ganhou o Renault Clio Luxe Energy dCi 90. Mais surpreendente é o vencedor da categoria Familiar do Ano, o Volvo V40 D2 Momentum que deste modo se impôs ao Volkswagen Golf 1.6 TDI 105cv Confortline.

Com o recente início da participação da BMW neste concurso, o sucesso não se fez esperar e o construtor bávaro arrebatou duas classes: a de Carrinha do Ano, através da BMW 320d Touring, e a de Executivo do Ano, com o BMW 318d. Por último, no Crossover do Ano, o Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 150 2WD Evolve HS Navi foi mais forte do que a restante concorrência.

O Carro do Ano elegeu ainda António Félix da Costa como Piloto do Ano. O vencedor do último Grande Prémio de Macau em Fórmula 3 recebeu uma segunda distinção, a de Personalidade do Ano. Por último, Rafael Lobato foi eleito Piloto Revelação do Ano.

No próximo dia 4 de Março, a organização do Carro do Ano internacional dará a conhecer o vencedor deste troféu. Entre os finalistas contam-se três modelos que foram distinguidos pelo concurso português: Renault Clio, Volkswagen Golf e Volvo V40. A selecção de candidatos a Carro do Ano Internacional conta ainda com Ford B-Max, Hyundai i30, Mercedes classe A, Peugeot 208 e os “gémeos” Subaru BRZ/Toyota GT86.

--%>