Para suceder ao Volkswagen Golf, que conquistou o troféu de 2013 com a sua bem preparada sétima geração, há modelos para todos os gostos, embora nenhum do mesmo construtor alemão.
Na lista de inscritos, um representante da Audi (A3 Limousine), três da BMW (série 4, i3 e série 3 Gran Turismo), um da Citroën (C4 Picasso), um da Dacia (Sandero Stepway), um da Hyundai (Santa Fe), outro da Honda (CR-V), dois da Mazda (3 e 6), três Nissan (Leaf, Micra e Note), um Mitsubishi (Outlander), dois Peugeot (2008 e 308), dois Renault (Capture e Zoe), um Seat (Leon) e dois Skoda (Rapid Spaceback e Octavia).
Além do prémio maior, há candidatos por classes:
Citadino do Ano - Dacia Sandero Stepway Ice 90, Nissan Micra 1.2 80cv Acenta e Nissan Note 1.2 80cv Acenta
Familiar do Ano - Audi A3 Limousine 2.0 TDI 150cv Sport, Citroën Grand C4 Picasso e-HDi 115cv M Seduction, Honda Civic 1.6 Diesel, Mazda 3 Hatchback 1.5 Skyactiv-G Evolve, Peugeot 308 Active 1.6 e-HDI 115, Seat Leon TDI 1.6 105cv Style e Skoda Rapid Spaceback 1.6 TDI 105cv Elegance
Carrinha do Ano - Mazda6 Wagon 2.2 Skyactiv-D Evolve, Renault Clio Sport Tourer Luxe dCi 90, Seat Leon ST 1.6 TDI 105cv Style e Skoda Octavia Break 1.6 TDI 105cv Elegance
Crossover do Ano - Hyundai Santa Fe 7 Wagon Style, Honda CR-V 1.6 Diesel, Mitsubishi Outlander 2.2 Diesel 2WD Instile, Peugeot 2008 Active 1.6 e-HDI 92cv e Renault Captur Exclusive dCi 90cv
Executivo do Ano - Mazda6 Sedan 2.2 Skyactiv-D Exellence; BMW 320d Gran Turismo
Desportivo do Ano - BMW 435i e Seat Leon TDI 2.0 184cv FR); e Ecológico do Ano (BMW i3, Mitsubishi Outlander PHEV Instyle, Nissan Leaf Visia Flex e Renault Zoe Intense).
A 30.ª edição de Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal 2014, uma iniciativa organizada pelo jornal Expresso e pelo programa televisivo Volante, conta com a avaliação de uma vintena de jornalistas da área automóvel em representação dos respectivos órgãos de comunicação social, PÚBLICO incluído, e “visa premiar o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português”. Entre os itens a avaliar estão “qualidades dinâmicas, segurança, ecologia, consumos, conforto, preço e equipamento”.
Entre as novidades, o facto de a primeira votação, que determina os seis finalistas, que serão anunciados ainda em Janeiro, passar a ser feita por maioria simples e a introdução de um boletim de voto inteligente que permite o cálculo e visualização automática da votação de cada jurado após a aplicação do peso percentual de cada item de análise, nomeadamente estética, construção, posto de condução, conforto estático e dinâmico, comportamento e segurança, ecologia/ambiente, desempenhos, consumo e preço.
Os resultados finais assim como a atribuição dos prémios ocorrerão em Fevereiro, em data a anunciar.