A "primeira vez que a NASA publica uma fotografia da nossa Península Ibérica com luz do dia", escreve uma utilizadora do Facebook que, só à sua conta, soma mais de 18 mil partilhas da imagem.
Pela net, particularmente nas redes socias, a luminosa vista da península, resumida com frases similares, continua a ser partilhada a alta velocidade. Mas olhe com atenção para as nuvens, para o mar, para as montanhas... Algo não bate certo, ou melhor, das dimensões às vistas, muitas coisas não batem certo.
E a explicação é simples: trata-se de uma imagem manipulada, de facto baseada numa fotografia da NASA. O próprio autor, Anton Balazh, a resume como "fragmentos", "muito detalhados", com "realce exagerado", "oceano translúcido e nuvens". E refere: "elementos desta imagem fornecidos pela NASA". Está publicada pelo próprio no site da Shutterstock, agência e banco e imagens, e também noutros locais similares como o Fotolia.
Balazh, que tem aqui o seu site profissional, usa também o apodo de Antartis e os seus perfis identificam-no como "designer gráfico, fotógrafo, artista 3D e viajante (resumo do seu Instagram)", radicado na Rússia, em São Petersburgo.
Alguns internautas mais atentos têm-se dedicado (e divertido) a apontar as falhas que mostram logo que a foto não é real (aqui, aqui ou aqui).