A primeira edição, no Palácio São Clemente, a residência do Cônsul de Portugal, foi um sucesso absoluto. Um ano depois, o Vinhos de Portugal no Rio regressa, agora com nova morada. Mais de 70 produtores portugueses ocuparão o Jockey Club Brasileiro. Os ingressos custam entre 90 (28 euros) e 150 reais (46 euros) e começam a ser vendidos a partir das 10h desta quarta-feira no Rio de Janeiro (14h em Portugal continental).
O Vinhos de Portugal no Rio realiza-se de 22 a 24 de Maio e a venda de entradas vai ser feita através do site deste evento. Além de casa nova, a iniciativa – que é realizada pelo PÚBLICO e pelo jornal carioca O Globo, numa parceria com a ViniPortugal –, traz outras novidades. Instalado junto ao amplo espaço na Tribuna C e com vista para as pistas de corrida, a área de convivência terá entrada gratuita. Ali, num ambiente emoldurado pelo Cristo Redentor, Pedra da Gávea e Morro Dois Irmãos, os visitantes poderão comprar os seus vinhos preferidos na loja da Deli Delícia, uma das patrocinadoras do evento, e saborear "petiscos" dos Food Trucks.
O Mercado de Vinhos, parte dedicada à degustação que encantou os cariocas em 2014, terá sessões com horário marcado e com duas horas de duração, durante as quais os visitantes poderão degustar o que quiserem entre mais de 400 rótulos disponíveis.
Ao comprar o ingresso para o Mercado, que custa 90 reais (28 euros), o participante pode usar o copo iInteligente, uma tecnologia 100% portuguesa desenvolvida pela Adegga, que regista os vinhos provados e, depois, envia por e-mail informações sobre os rótulos degustados ao visitante. Para receber o seu copo inteligente, que será recolhido no final pela produção do evento, o participante tem de chegar uma hora antes da sessão do Mercado de Vinhos para a qual comprou ingresso.
"A segunda edição tem tudo para ser melhor do que a primeira. É como o vinho. Quanto mais o tempo passa, fica melhor", defende Simone Duarte, directora adjunta do PÚBLICO, responsável pelas acções do jornal no Brasil. "Este ano, o mercado ganha mais espaço para que as pessoas tenham mais contacto com os produtores, as sessões de duas horas vão permitir que mais gente aproveite o evento, o copo inteligente está ainda mais “esperto”, e quem passar pelo mercado vai receber uma lista de todos os vinhos que provou. E, finalmente, a área de convivência, com loja de vinhos e outras actividades, vai permitir que a experiência com o vinho português continue mesmo depois do mercado ou das provas, num ambiente descontraído com um cenário espetacular", acrescenta.
Mais uma vez, o encontro em torno de vinhos portugueses vai contar com uma agenda de actividades como provas comentadas, cursos e harmonizações. O acesso a essa parte do evento é feito através da compra de ingressos que também começam a ser vendidos nesta quarta-feira.
Entre os especialistas que vão estar aos comandos das actividades estão o único Master of Wine de língua portuguesa, o brasileiro Dirceu Vianna Júnior; o colunista de vinhos de O Globo Pedro de Mello e Souza; e a crítica de gastronomia Luciana Fróes, do mesmo jornal. Da equipa do PÚBLICO marcarão presença os críticos de vinhos Manuel Carvalho, Pedro Garcias e Rui Falcão, além da especialista em gastronomia Alexandra Prado Coelho. A Prova Especial comandada pelo Master of Wine custa 150 reais (46 euros). Todas as outras custam 90 reais (28 euros).