Fugas - notícias

  • Pedro Cunha
  • Miguel Manso
  • A imagem divulgada pela TomTom (que porém foca-se no Cabo da Roca, em Sintra...)
    A imagem divulgada pela TomTom (que porém foca-se no Cabo da Roca, em Sintra...) DR

Marginal do Estoril é a melhor estrada costeira da Europa

Por João Palma

Estudo internacional elege a Marginal, que também consegue o 2.º lugar em top das melhores estradas estivais, logo atrás da Estrada do Atlântico na Noruega.

Os 27 quilómetros do troço da EN222 entre Peso da Régua e Pinhão, com 93 curvas e vista para o rio Douro, já tinham sido considerados em 2015 como “a melhor estrada do mundo” num estudo conduzido pelo físico quântico Mark Hadley da Universidade de Warvick, no Reino Unido, para a empresa de aluguer de automóveis Avis. Agora foi a vez da Estrada Marginal do Estoril ser classificada como segunda melhor estrada europeia para viagens de carro no Verão.

Com o patrocínio da TomTom, fabricante de sistemas de navegação para automóveis, o psicólogo David Holmes desenvolveu uma fórmula para identificar os 25 melhores percursos europeus para os condutores desfrutarem durante a época estival. Os parâmetros compreendem: tipo de estrada, inclinação e obliquidade, volume de tráfego, pontos de paragem, isolamento da estrada, paisagem circundante e condições climatéricas.

Esses factores foram combinados com um inquérito da TomTom a 14 mil automobilistas e permitiram chegar à fórmula USD (Ultimate Summer Drive – Melhor Condução no Verão). As variáveis identificadas no estudo são: paisagens incríveis (prontas para o Instagram), 70% dos condutores indicaram uma paisagem fantástica como um elemento-chave para uma viagem de férias, com 16% a considerar que vistas prontas a fotografar são um factor decisivo; uma grande estrada, com duas faixas, bom piso, curvas suaves e uma boa vista em frente, é um factor essencial para mais de 20% dos inquiridos; estradas (quase) desertas, que permitem fazer um desvio em relação ao percurso principal e descobrir novos cenários são referidas por 15% dos condutores inquiridos; pontos de paragem regulares e bem espaçados, a cada 50km, com instalações básicas e vistas inesperadas são outro dos factores a considerar; boas condições climatéricas com temperatura agradável e brisa leve tornam a condução mais aprazível.

De acordo com a USD, as cinco melhores estradas estivais da Europa, combinando paisagens espectaculares, qualidade do piso e condições perfeitas de luz, são: 1) Estrada do Atlântico, Noruega; 2) Marginal do Estoril, Portugal; 3) Lago de Como, Itália; 4) Peloponeso, Grécia; e 5) North Coast 500, Escócia.

A TomTom, porém, foi mais longe e, para quem se deseje aventurar à procura de experiências inesquecíveis, apresenta, segundo os mesmos critérios, uma lista das 25 melhores viagens de Verão pela Europa, divididas em cinco categorias.

Melhores estradas costeiras: Marginal do Estoril, Portugal; Costa Amalfitana, Itália; Estrada Costeira de Darry a Belfast, Irlanda do Norte; Costa Brava, Espanha; Costa da Dalmácia, Croácia.

Melhores estradas de floresta: Lago de Como, Itália; Auto-Estrada 500 da Floresta Negra, Alemanha; A5 Chirk para Bethesda via Parque Snowdonia, País de Gales; Parque Nacional Los Alcornocales, Espanha; New Forest, Inglaterra.

Melhores estradas de montanha: Passo Furka, Suíça; Passo de Stelvio, Itália; Estrada Alpina Grosglockner, Áustria; Mont Ventor, França; Trollstigen, Noruega.

Viagens mais épicas: Estrada do Atlântico, Noruega; North Coast 500, Escócia; Estrada Nacional 1, Islândia; Rota Selvagem do Atlântico, República da Irlanda; Circuito Basco, Espanha e França.

--%>