- 72
- /
- 197
-
Marisqueiras para o Verão
Podíamos escolher tantas quantos quilómetros da costa. Mas, até esquecendo alguns clássicos, vamos desta vez por Lisboa e Sesimbra, Matosinhos, Âncora ou Espinho. Em nome do marisco.
-
Esplanada Marisqueira A Antiga
Casa de culto, A Antiga é o mesmo a mais antiga marisqueira de Matosinhos.
-
Aquário Marisqueira de Espinho
Se ser caro ou barato são conceitos carregados de subjectividade, diga-se desde já que este não é, de todo, um restaurante popular. Abastado na oferta e com a qualidade a alinhar pelo mesmo padrão, o Aquário Marisqueira de Espinho é igualmente frequentado por gente abastada que por ali se sacia com peixes e mariscos da melhor estirpe, sempre cozinhados ao estilo mais simples e tradicional. Para além dos camarões, lagostas, lavagantes e outros mariscos da praxe, a carta decompõe-se em múltiplos capítulos. Das entradas e saladas várias aos peixes e bacalhaus, mas também arrozes e carnes em múltiplas preparações. A fartura e qualidade são a tónica dominante.
-
Restaurante Camarão
Apesar da referência óbvia, este é um daqueles casos em que o nome não revela tudo. É certo que o camarão, vivinho da costa, é uma das referências da casa, mas há também sempre outros mariscos e crustáceos. A variedade não é a mesma todos os dias e essa é a melhor garantia e a melhor qualidade da casa: é que peixes e mariscos, só frescos e da safra dos pescadores locais, e isso tem sempre muitas e variadas condicionantes.
-
Ribamar
A marisqueira Ribamar de Sesimbra está a celebrar 65 anos e sempre nas mãos da mesma família: vai já na terceira geração. Uma história que é também a de Sesimbra e do excelente peixe e marisco desta costa.
-
Pedro Limão na terra do licor de laranja
Um chef do Porto viajou até Tavira para fazer um jantar em torno dos produtos algarvios. Houve lingueirão, amêndoa, atum. E, a acompanhar, o Orangea, licor de laranjas locais que quer fazer pelo Algarve o que o limoncello fez pelo Sul de Itália.
-
IBO Marisqueira
No Cais do Sodré, em Lisboa, uma marisqueira onde os melhores mariscos de Portugal surgem ao lado dos grandes camarões de Moçambique, com piri-piri e cerveja Laurentina. E um prego que quer “ser uma referência em Lisboa”.
-
Marisqueira do Lis
Agora que já não se pode ir ao Ramiro — as portas estão fechadas e há sempre filas de turistas à espera para entrar — a opção é avançar uma centena de metros rua acima até nos depararmos com as vistosas montras de lavagantes, lagostas e sapateiras que ladeiam as portas, sempre abertas, da Marisqueira do Lis. Outra grande vantagem é o estacionamento privativo, ao qual se acede por uma rampa lateral que leva até às traseiras do edifício. Com viveiros próprios e uma oferta vasta de mariscos frescos e de várias origens sempre preparados com competência, bem se pode dizer que a principal diferença é que enquanto numa são os clientes que têm que estacionar à porta na outra sai-se do carro directamente para a sala do restaurante.
-
Cervejaria da Esquina
Para além do gozo dos petiscos marinheiros que nos impelem a saborear com pão e à mão, a Cervejaria da Esquina é um lugar de evocação e de celebração gastronómica. Há o talento, a competência e a criatividade de Vítor Sobral, mas também a genuína memória das históricas cervejarias de Lisboa.
-
Santini estreia-se no coração do Porto
Quase sete décadas depois de nascer no Tamariz, a Santini abre portas na Invicta, a primeira loja fora da Grande Lisboa. E a maior.
- 72
- /
- 197