Mais
- 283
- /
- 304
-
Edimburgo na cartola do mágico
Sylvain Chomet invoca Edimburgo sob um manto de chuva e melancolia. O Mágico passa-se em 1959, mas a Fugas pode assegurar que a cidade é hoje tão ou mais encantadora. A grande diferença é que o centro da capital escocesa se converteu num salão de festas, cheio até mesmo sob condições atmosféricas inverosímeis.
-
Nova Iorque: Nos passos de Cisne Negro, sem o lado escuro
Fazer um percurso pelo cenário de um filme é um dilema porque o real e a representação não coincidem necessariamente. Ainda assim, a Fugas foi ao ballet, depois fez uma visita guiada ao Lincoln Center e no fim de tudo foi comprar um bilhete de cinema. Em Nova Iorque a arte está ao alcance de todos.
-
Barcelona entre chineses e cemitérios
Há uma Barcelona solar que Woody Allen filmou em Vicky, Cristina, Barcelona. E há uma Barcelona negra, de imigrantes ilegais, que Iñarritu filmou em Biutiful. A Fugas foi encontrar uma cidade entre essas duas, fascinante, cheia de mistérios - e onde, como em Biutiful, às vezes sem sabermos temos mortos debaixo dos nossos pés.
-
Cambridge por dentro e por fora
Por fora, as cores das árvores na Primavera e no Outono vão de A a Z. Por dentro, há todo um mundo intelectual para aproveitar. Cambridge é Harvard e Harvard é o orgulho americano.
-
Corto Maltese já tem casa(-museu) em Veneza
O marinheiro aventureiro inventado na BD por Hugo Pratt tem agora poiso permanente em Veneza: foi inaugurada La Casa di Corto, uma casa-museu dedicada a Corto Maltese.
-
Madeira, paraíso aqui tão perto
Um paraíso para amantes da Natureza e não só.
-
Lazarim, um Carnaval de caretos, demónios e senhorinhas
É um assomo da magia e de crenças sobrenaturais que atrai multidões vindas de todo o lado. Maldizente e picante, funciona também como catarse para uma pequena comunidade rural.
-
No Museu do Côa a pré-história é hoje
Primeiro, foi o parque arqueológico para salvar as gravuras que não sabiam nadar. Agora, é o Museu do Côa, que numa encosta sobranceira ao rio ajuda a perceber melhor a arte rupestre e os homens que a criaram. Ali, em Vila Nova de Foz Côa, onde a Fugas se viu em pleno Paleolítico Superior
-
Pelos quatro cantos das neves de Huesca
Explorando os vales de Tena e Aragão, não faltam estâncias de dimensões e valências várias, com atracções tanto para os mais experientes como para os principiantes. Da gigantesca e diversificada Formigal, com sua "complementar" e doméstica Panticosa, à charmosa Astún e à simpática Candanchú. E isto caia neve ou não, como testemunharam Carla B. Ribeiro e Luís J. Santos, que não falta maquinaria para produzir mantos brancos.
-
Crónica: Ao estilo "homem na lua": esquiar lição n.º 1
Uma coisa pode-se ter como certa. Esquiar é fácil. Ou, pelo menos, assim parece depois de, ao fim de uma meia hora de aula, de uns primeiros deslizes e de algumas derrapadelas, começarmos a aplicar o que Piccolo, como todos por Formigal chamam ao nosso instrutor devido à sua pequena estatura, insiste em gritar não por estar zangado, mas porque na neve o som parece ser absorvido pelo fundo branco: "Joelhos para dentro!", "De lado! Subir é de lado!". Mas o corpo teima em contrariar as instruções...
- 283
- /
- 304