Fugas - Vinhos

Douro Wine Tourism

Douro Wine Tourism

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O Douro, o enoturismo e o futuro da região

Foi esta realidade e constatação que fundamentou a iniciativa promovida pela Beira Douro - Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro, em cooperação com a Associação do Douro Histórico e o Douro Superior - Associação de Desenvolvimento, de criar um conjunto de instrumentos que ajudasse não só a promover o enoturismo na região, facilitando informação e ferramentas úteis ao turista, como ainda que ajudasse a definir as bases para uma oferta racional, metódica e sustentável para os prestadores de serviço, definindo um manual de boas práticas a ser fornecido a quem acolhe turistas na região. As recomendações indicadas no manual de boas práticas assentam na experiência de outras regiões vinícolas com uma oferta de enoturismo alargada, consolidada e de reconhecido sucesso. A região norte-americana de Napa Valley conseguiu, por exemplo, arrecadar 1,4 mil milhões de dólares (um pouco mais de um milhão de euros) exclusivamente com a actividade enoturística durante o ano fiscal de 2012, grandeza que revela a importância que o enoturismo pode adquirir para produtores e para a economia local das regiões vinícolas que conseguem tirar partido deste nicho de mercado

Para além de um manual de boas práticas dirigido aos prestadores de serviço, explicando os erros mais comuns e apontando os caminhos mais adequados para o desenvolvimento do enoturismo no vale do Douro, o projecto de fomento regional e sem qualquer fim lucrativo dedicou-se ainda ao desenvolvimento de um conjunto de ferramentas para o visitante que tornassem a sua viagem numa jornada mais informada e prazenteira. Foi assim desenhado um website (www.dourowinetourism.com/) com informações relevantes sobre o Douro, informação que poderá ser acedida de qualquer parte do mundo e que permite a programação atempada da viagem, convenientemente editada em inglês e espanhol, para além do português materno.

Foi editado em complemento um guia tradicional, em formato papel, concebido para ser distribuído pelos postos de turismo local aos turistas passantes, também eles publicados em português, espanhol e inglês. Talvez ainda mais interessantes, porque verdadeiramente inovadores e superiormente úteis, sejam as aplicações móveis para tablet e smartphone desenvolvidas para iOS e Android que podem ser descarregadas gratuitamente das lojas de aplicações dos dois sistemas operativos (Douro Wine Tourism). Aplicações que, para além de suportarem toda a informação relevante já presente no guia, permitem ainda a georreferenciação indicando, por exemplo, quais as quintas ou atracções mais próximas do local onde o turista se encontra naquele momento permitindo contactar directamente os proprietários, reservar e planear a visita em tempo real. Uma outra forma de demonstrar que o Douro não está parado e que o turismo do vinho pode ser uma actividade de futuro na região. Assim o queiram os agentes económicos da região…

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