Fugas - Vinhos

Miguel Madeira

Continuação: página 2 de 2

Aprenda a gostar de vinhos fortificados

Seria importante encontrar vinhos que se situassem num patamar intermédio, vinhos que conseguissem dar uma imagem já muito clara do que são as categorias superiores de Porto, Madeira e Moscatel, vinhos que conseguissem aliar um preço comedido a uma qualidade muito respeitável. Vinhos que servissem de porta de entrada para as categorias superiores, que permitissem associar qualidade e preço na mesma equação. A boa notícia é que estes vinhos existem e estão disponíveis em qualquer uma destas famílias, Porto Madeira e Moscatel. A lista não será seguramente exaustiva mas poderá funcionar como ajuda preciosa na exploração do mundo fascinante que os vinhos fortificados representam.

O vinho do Porto pode ser complexo e por vezes leva algum tempo até ser entendido na sua plenitude. Uma das melhores formas de se iniciar nessa descoberta é através dos Ruby, um estilo mais frutado e poderoso que é superiormente representado por dois vinhos, o Fonseca Bin 27 e o Graham’s Six Grapes. Os dois simbolizam aquelas que serão duas das melhores relações qualidade/preço do sector, vinhos intensos, cheios, elegantes e indiciadores do que esperar nos melhores vinhos do Porto.

O vinho da Madeira dispersa-se por vários patamares de doçura, desde os vinhos mais secos aos mais ricos e doces. Numa fase inicial, os vinhos doces são mais fáceis e mais convidativos e por isso deixe-se tentar pelos vinhos Blandy’s Alvada ou Barbeito VB, muito provavelmente os mais adequados para essa iniciação. O primeiro é um lote das castas Boal e Malvasia, as duas mais doces, enquanto o segundo é um lote das castas Verdelho e Boal, num estilo igualmente doce mas mais acerado e refrescado.

De tanta doçura, o Moscatel pode tornar-se enjoativo e demasiado meloso. Por isso vale a pena investigar o Alambre da José Maria da Fonseca, um vinho proposto a um preço notável para a qualidade que oferece. A Bacalhôa oferece o Bacalhôa Moscatel de Setúbal, um belíssimo Moscatel que faz maravilhas na introdução ao estilo. Não deixe, no entanto, de olhar igualmente para Norte e experimente os Favaios Colheitas que têm melhorado substancialmente ao longo da última década.

--%>