Fugas - Vinhos

JEAN-PIERRE MULLER/AFP

Continuação: página 2 de 2

Vinhos: Os chineses continuam alheados de Portugal…

A escolha da localização comprova que a qualidade, reputação e propriedades dos vinhos não foram as considerações primordiais para a compra das adegas. Basta reparar que a maioria dos châteaux adquiridos assenta na declaração mais genérica AOC Bordeaux, enquanto um número igualmente apreciável se estabeleceu em denominações menos prestigiadas como Cotes de Bourg, Haut Medoc, Premieres Cotes de Bordeaux, AOC Sainte Croix du Mont, AOC Entre Deux Mers ou Moulis en Medoc, entre outras.

Por ora, Bordéus continua a ser a região de eleição para estes investimentos pesados e aparentemente sem grande viabilidade económica. Nem sequer as restantes regiões francesas têm sentido procura por propriedades, mesmo em regiões de imagem imaculada como Champagne, Borgonha ou o Loire, que poderia seduzir igualmente pela parte imobiliária. E o resto da Europa, Itália, Espanha ou Portugal incluídos, também não têm experimentado uma procura excepcional de visitantes chineses ou tentativas de informação sobre eventuais desejos de investimento.

Mas a apetência existe e a Swartland Winery, um produtor sul-africano que produz cerca de 24 milhões de garrafas por ano, é a prova desse presumível interesse em apostar nos mercados exteriores, agora que 51% da empresa foi comprada por um empresário chinês magnata no negócio de segurança. Nem sequer foi o primeiro negócio no mercado sul-africano, porque muito recentemente outro produtor austral, a Val de Vie, tinha igualmente sido adquirida em 51% por uma empresa chinesa… juntamente com a casa colonial de traça holandesa e a pequena vinha em redor da casa.

Que não haja curiosidade e diligência em sondar sobre possíveis aquisições na região do Douro, onde se produz aquele que é um dos cinco grandes vinhos do mundo, o Vinho do Porto, diz um pouco sobre a falta de auréola, fascínio e reconhecimento que o Vinho do Porto sofre, pelo menos por enquanto, no mercado chinês. Seria bom conseguir vencer essa barreira.

--%>