Fugas - motores

DR

Continuação: página 2 de 2

Nissan Micra 1.2 80cv Tekna Premium: Caixinha de tecnologia

BARÓMETRO

+ Preço, equipamento, manobrabilidade, filosofia de honestidade, robustez geral, consumos, comandos de fácil manuseamento

- Alguns materiais, posição de condução, mecânica pouco exuberante, suspensão melhorável, insonorização

Brilhante

O Micra é, claramente, um carro com apelo especial para o público feminino. Mesmo passando por cima das muitas anedotas que por aí circulam sobre o tema, há que reconhecer que muitas mulheres têm suores frios na hora de estacionar. O Micra dá uma ajuda: pressionando o comando e passando junto a um lugar a menos de 25 km/h, ele "lê" o espaço e dá o seu veredicto: "OK", se há 100cm a mais em relação ao comprimento do carro; "Difícil", se o intervalo tiver entre 60 e 99cm; "Não Aconselhável", se houver menos de 60cm. Quem é amigo, quem é?

Prático

Há quem não goste, em termos estéticos. Mas não há como negar que a instrumentação do Micra é muito legível e a maior parte dos comandos mostram-se bastante práticos. Destaque para o círculo no centro da parte inferior do tablier, onde se concentram, entre outros, os comandos da climatização. Os botões são grandes, ergonómicos e óbvios. E a própria configuração da coisa anima um bocadinho o visual. Destaque também para a existência de vários espaços para arrumos, embora todos eles de dimensões pouco generosas.

Ideal

O Micra roda sobre si próprio em pouco mais de nove metros. Esta manobrabilidade, para mais num carro tão pequeno, vem mesmo a calhar para a vida citadina, repartida entre vias congestionadas, espaços apertados e parques de estacionamento desenhados por gente que, provavelmente, sai dos seus automóveis pelo tejadilho... Como o motor e a caixa se mostram ágeis a baixa rotação e a visibilidade marca pontos, este é o parceiro ideal para quem não aspira a fazer longas viagens.

Estranho

O volante não tem regulação em profundidade, mas também não seria expectável que tivesse e daí não vem mal ao mundo. O problema tem de estar no banco. Tem pouco apoio lateral, sim, mas também isso não é um grande problema. A posição de condução é sempre alta, mesmo quando se regula o banco no mínimo - não é grave. São pequenas contrariedades, ultrapassáveis. Ou não... No balanço final, fica a sensação de que algo não bate certo no lugar do condutor.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1198cc
Potência: 80cv às 6000 rpm
Binário: 110 Nm às 4000 rpm
Cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12
Alimentação: injecção multiponto
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual. de 5 velocidades
Suspensão: independente, McPherson, à frente; eixo de torção, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Travões: Discos à frente, tambores atrás

Dimensões

Comprimento: 378,0 cm
Largura: 167,5 cm
Altura: 152,5 cm
Peso: 910 kg
Pneus: 175/60 R15
Capac. depósito: 55 litros
Capac. mala: 265 litros

Prestações*

Velocidade máxima: 170 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 13,7s
Consumo misto: 5,0 litros/100 km
Emissões CO2: 115 g/km

* Dados do construtor

Preço: 15.690 euros (versão de topo Tekna Premium; a gama começa nos 11.990 euros)

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim (à frente)
Airbags cortina: Sim
Controlo de tracção: Não
Controlo de estabilidade: Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim (à frente)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Botão de ignição Start/Stop: Sim
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim (escamoteáveis)
Ar condicionado: Sim (automático)
Abertura depósito interior: Não
Abertura mala do interior: Não
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Jantes especiais: Sim
Rádio CD e MP3: Sim
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Não
Computador de bordo: Sim
Alarme: Não
Tecto panorâmico: Sim
Bancos dianteiros eléctricos: Não
Bancos dianteiros aquecidos: Opção
Estofos em pele: Opção
Navegação por GPS: Sim (com ecrã táctil)
Regulador de velocidade: Sim (com alerta de limite de velocidade)
Sensores de chuva: Sim
Sensores de luminosidade: Sim
Sensores de parqueamento: Sim (atrás)
Sistema de medição do estacionamento: Sim
Indicador de pressão dos pneus: Não
Faróis xénon: Não

--%>