Barómetro
Prático
Os três bancos da segunda fila podem deslizar até 16 cm para a frente e para trás. E podem fazê-lo individualmente, possibilitando um sem-número de configurações e facilitando de forma notável o acesso à terceira fila, quando em uso. O banco deita-se para a frente e o enorme espaço disponibilizado pelas portas de correr faz o resto. Na versão testada, os estofos eram em tecido, mas os bancos mostraram-se competentes. Mesmo os dois mais atrás são confortáveis e têm saídas de ar próprias e espaços para guardar objectos.
Questão de hábito
Os ganhos ergonómicos são evidentes, mas ainda há qualquer coisa que nos deixa desconfortáveis quando juntamos no mesmo metro quadrado crianças e portas de correr... Neste caso, com comando eléctrico. É suposto elas pararem o seu movimento quando encontram alguma resistência, mas aquele deslizamento ao longo da chapa lateral, ainda por cima num ângulo morto para o condutor, exige alguma adaptação psicológica. E não só.
Simpático
Mesmo na configuração sete lugares, a bagageira oferece um espaço simpático e mostra-se muito funcional. Com os bancos da terceira fila embutidos no piso, sobra uma plataforma lisa e de generosas dimensões. Há quem consiga melhor, mas isto já é muito interessante. Os bancos armam-se em dois tempos: pelo portão traseiro, puxam-se as costas com a ajuda de uma pega e depois ergue-se o assento a partir das portas laterais. Custa mais a descrever do que a fazer.
Rotina
O melhor mesmo é habituarmo-nos a fechar as portas de correr enquanto estamos de pé junto às crianças, não vá alguma delas meter a mão no espaço entre a porta e a chapa lateral do carro. Com o motor eléctrico, há várias maneiras de o fazer: usando o comando remoto, dando um toque no puxador ou carregando no botão interior. Esta última opção parece ser a mais prática, mas fornece uma pista clara aos gnomozinhos maléficos que viajam lá atrás - quando menos esperamos, a porta abre-se porque o(a) menino(a) já sabe onde carregar. Para evitar estes sustos, há um botão de segurança na porta do condutor que desactiva os comandos do trinco e dos vidros. Use-o.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1968cc
Potência: 140cv às 4200 rpm
Binário: 320 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Injecção directa diesel por conduta comum, turbo de geometria variável
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: Independente, tipo McPherson, à frente, independente, com paralelogramo deformável atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Travões: Discos ventilados à frente e atrás
Dimensões
Comprimento: 485,4c m
Largura: 190,4 cm
Altura: 172,0 cm
Peso: 1774 kg
Pneus: 225/50 R17
Capac. depósito: 70 litros
Capac. mala: 300 litros (sete lugares); 809 litros (cinco lugares)
Prestações*
Velocidade máxima: 194 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,9s
Consumo misto: 5,5 litros/100 km
Emissões CO2: 146 g/km
* Dados do construtor
Preço: 39.354 euros (versão ensaiada: 40.777 euros)
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim (atrás em Opção: 194 euros)
Airbags cortina: Sim
Airbag joelhos condutor: Sim
Controlo de tracção: Sim
Controlo de estabilidade: Sim
Assistência ao arranque em subidas. Sim
Cruise-control: Sim
Controlo adaptativo de chassis: Opção (892 euros)
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Controlo de pressão dos pneus: Sim
Sistema de ajuda ao estacionamento: Opção (229 euros; com câmara atrás, 567 euros)
Retrovisores eléctricos: Sim
Ar condicionado: Sim (automático de duas vias)
Bancos dianteiros com regulação eléctrica: Opção (819 euros)
Estofos em pele: Opção (2620 euros)
Cadeira de criança integrada na segunda fila: Opção (217 euros)
Abertura depósito interior: Não
Abertura mala do interior: Não
Bancos traseiros rebatíveis: Sim (e terceira fila)
Jantes especiais: Sim
Rádio: Sim (com CD)
Sistema de navegação: Opção (entre 776 e 1728 euros)
Comandos no volante: Sim
Volante regulável: Sim
Travão de mão eléctrico: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Opção (337 euros)
Tecto de abrir panorâmico: Opção (1104 euros)
Sensores de chuva: Sim
Sensores de luminosidade: Sim
Faróis de xénon: Opção (1175 euros)