O ix20 é o terceiro e menor modelo da família "ix" de monovolumes e SUV (Sports Utility Vehicle) da Hyundai (os outros são o ix35 e o ix55), partilhando a estrutura, alguns motores e elementos mecânicos com o Kia Venga. Pode ter duas motorizações a gasolina (1.4, 90cv e 1.6, 125cv) e outras tantas a gasóleo (1.4 de 77cv e 90cv) e preços desde 14.980 euros. À Fugas foi disponibilizada a variante a gasóleo mais potente, que tem um nível de equipamento exclusivo, Style, o mais completo de toda a gama, e custa 22.440 euros.
Este pequeno monovolume compacto mede 4100 mm de comprimento, 1765 mm de largura e 1600 mm altura, mas a Hyundai conseguiu o "milagre" da multiplicação do espaço interior. Nos dias de teste, couberam à vontade quatro adultos e uma criança sentada na respectiva cadeirinha. Como o lugar do meio tinha o encosto mais desconfortável, foi aí que se posicionou a cadeira de criança.
E se exceptuarmos o desconforto do encosto (algo que não deixa de ter a sua relevância...), quem se senta aí tem bom espaço para as pernas, pois o fundo do carro é plano por não existir túnel de transmissão central. A isto soma-se uma bagageira com 440 litros de capacidade, quando os bancos traseiros estão na sua posição mais recuada (deslizam longitudinalmente) e um compartimento extra sob o fundo, que aloja a roda de emergência e onde ainda cabem vários sacos de compras.
É fácil encontrar uma posição de condução adequada, mesmo para quem seja mais alto ou encorpado (volante e banco são reguláveis em altura e profundidade), a visibilidade é boa e, no caso do veículo que conduzimos, o monitor LCD de 3,5 polegadas embutido no espelho retrovisor interior, que transmite as imagens captadas por uma câmara de visão traseira quando se engata a marcha-atrás, é um precioso auxiliar em manobras de estacionamento.
Se a habitabilidade é de 5 estrelas, a segurança também. Nos testes efectuados pelo Euro NCAP, o ix20 obteve 89 por cento na protecção dos peões, 85 por cento na referente às crianças, 64 por cento nos peões e 71 por cento nos dispositivos auxiliares de segurança. Refira-se que os 71 por cento obtidos neste último capítulo se deveram ao facto de a versão testada não dispor de limitador/ regulador de velocidade, existente no veículo que conduzimos.
O ix20 foi desenhado e desenvolvido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai, situado em Rüsselsheim, Alemanha, e o seu visual foi pensado para agradar aos gostos europeus, com linhas que a marca designa por "fluidic sculpture", que lhe conferem um ar dinâmico e compacto. Mas apesar de ser um pequeno monovolume com posição alta de condução, a distância ao solo é curta, em especial à frente (16cm), pelo que há que ter alguma atenção com passeios mais altos.
Por fora o Hyundai ix20 é europeu, mas por dentro mantémse a "orientalidade" da maioria dos plásticos duros e, no veículo que conduzimos, apesar de novo, já se notavam alguns ruídos parasitas em pisos irregulares. Em contrapartida, o nível de equipamento, em especial desta versão Style, só se encontra normalmente em carros de escalões superiores ou em alguns dos modelos premium do segmento dos utilitários: tecto panorâmico, câmara de visão traseira, Start/ Stop, climatizador, bancos em pele, sensores de chuva e de luminosidade, alarme, etc., etc. E tudo equipamento de série, sendo a única opção a pintura metalizada.