Fugas - motores

Nuno Ferreira Santos

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Pequeno por fora, grande por dentro

O motor 1.4 CRDi de 90cv, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades de relações longas, "dá para os gastos". Não é brilhante a baixas rotações, é ruidoso, particularmente a baixas velocidades, e quando o carro se depara com uma subida um pouco mais inclinada, requer algum trabalho de caixa, em especial se for carregado. Em contrapartida, o sistema Start/Stop, de paragem e arranque automático do motor, funciona bem e os consumos estão dentro do aceitável: obtivemos uma média de 6,0 l/100 km num percurso misto, que incluiu estrada de montanha e condução em cidade, parte dele com 5 ocupantes.

Barómetro

+ Habitabilidade, capacidade da mala, equipamento de série

- Maioria dos plásticos duros, algumas ruídos parasitas, motor a baixa rotação

Pequenas coisas práticas

Em muitos veículos, até mesmo alguns com características familiares, esquece-se a necessidade da existência de pequenos espaços abertos à frente, onde condutor e passageiro possam colocar aquela parafernália que é cómodo ter sempre à mão, como carteira, moedas, telemóvel, etc., etc. Não é o caso do ix-20, que tem dois úteis compartimentos. Isto é, um para cada um dos ocupantes dianteiros; um à frente e outro atrás da alavanca de mudanças, mais do que suficientes para guardar todos esses pequenos objectos.

Cova funda

O tamanho da mala deste pequeno monovolume é surpreendente 440 litros, a condizer com o espaço reservado para os cinco ocupantes no habitáculo. Mas a capacidade da bagageira não se fica por aqui: o fundo abre-se em 2 partes e revela não só um pneu de emergência (uma solução mais positiva do que o famigerado kit de "reparação" de pneus, agora tão em voga nos novos carros), mas também um amplo espaço, uma espécie de cova funda. Experimentámos colocar aí uma dezena de sacos, após uma ida ao supermercado, e couberam lá todos, ficando cobertos pelo fundo da mala, que ficou vazia.

Cuidado com o degrau

Um dos argumentos dos monovolumes ou dos SUV é a posição de condução alta, proporcionando uma melhor visibilidade. Outro é a maior distância ao solo, que lhes confere vantagem em relação a outros veículos, nomeadamente em incursões fora de estrada. É certo que a maioria dos proprietários raramente mete as rodas fora do asfalto e as suas aventuras se resumem a subir passeios na "selva" urbana. O ix-20, porém, apesar de ter a posição de condução alta, é muito rasteiro: 30cm de distância ao solo atrás e apenas 16cm à frente, da protecção do cárter até ao chão (19cm do rebordo do pára-choques, avançado em relação à protecção, ao solo). Isto é, com este pequeno monovolume, é preciso muito cuidado para subir passeios de altura normal e, se forem mais altos, é melhor não arriscar.

Uma pequena tv

Não é uma novidade, nem sequer um exclusivo deste pequeno monovolume, mas o ix-20 que conduzimos, com o nível de equipamento Style, oferece, de série, para além dos sensores de estacionamento atrás com aviso sonoro, uma câmara de visão traseira, cujas imagens aparecem no retrovisor interior, uma vez engrenada a marcha-atrás. Além de mostrar todos os obstáculos existentes na traseira do veículo, dispõe ainda de guias para auxiliar as manobras de estacionamento

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