Fugas - motores

Ricardo Silva

Continuação: página 2 de 3

Mercedes-Benz CLS 350 CGI BlueEfficiency: Mais do que um palminho de cara

Barómetro

+ Conforto, estética, desempenho dinâmico, caixa automática
- Travão de pedal, localização do cruise-control, altura dos lugares traseiros

Contido q.b.

O bloco de 3.5 litros de injecção directa a gasolina, apesar dos seus 306cv, possui um rendimento muito linear. Esta contenção chega, ainda assim, para se retirar alguma emoção de um automóvel concebido para conciliar um comportamento mecânico apurado com um rigoroso patamar de conforto. Os consumos, naturalmente, reflectem o tipo de utilização. O sistema Eco Start-Stop ajuda a minimizar as emissões e os gastos de combustível em cidade, que podem mostrar-se um pouco elevados. No entanto, uma média de 12 litros maioritariamente feita em circulação urbana pode baixar até aos 10 litros se o trajecto incluir vias rápidas percorridas a uma velocidade regular.

Ver em LED

Os elementos ópticos do CLS assumem contornos estéticos mas também de eficiência energética. O pontilhado das luzes diurnas e de presença junta-se ao dos piscas de mudança de direcção e das luzes de médios, tudo em tecnologia LED. Ao todo são contabilizados 71 diodos emissores de luz, que conferem uma aparência distinta ao coupé de luxo da marca alemã e aumentam a capacidade de iluminação comparativamente com as soluções convencionais. Está ainda disponível em opção um sistema de luzes inteligentes, com a função adaptativa de máximos, por mais 2153 euros.

Atenção à cabeça

Os dois lugares posteriores possuem espaço desafogado para as pernas dos ocupantes e a altura também não será problema desde que não apresentem uma estatura muito alta. Nesse caso a cabeça acabará por roçar no tejadilho devido à curvatura inerente ao formato coupé. Para preservar a intimidade dos passageiros está disponível uma cortina eléctrica para o óculo traseiro (615 euros). Já o sistema de rebatimento dos assentos Easy-Pack custa 554 euros. Os normais 520 litros de capacidade da bagageira, que aloja um pneu sobressalente, continuarão a não permitir transportar um piano, mas pode dar jeito para objectos mais longos.

Quem avisa...

A segurança tem sido uma das principais apostas da indústria automóvel e a Mercedes tem desenvolvido a sua quota-parte de sistemas de protecção dos ocupantes. O CLS apresenta de série o sistema de alerta de cansaço do condutor, travões adaptativos com ajuda ao arranque (hold) ou "cruise-crontrol" com limitador de velocidade e função de travagem. Já o pack de assistência activa de faixa de rodagem custa 1107 euros. O sistema avisa através de trepidação no volante da mudança involuntária da via de rodagem e inclui o assistente de ângulo morto, que emite sinal luminoso e sonoro da presença de um veículo "escondido" no lado obscuro dos espelhos.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 3498cc
Potência: 306cv às 6500 rpm
Binário: 370 Nm às 3500-5250 rpm
Cilindros: 6 em V
Válvulas: 24
Alimentação: injecção directa a gasolina
Tracção: traseira
Caixa: automática de 7 velocidades
Suspensão: independente, tipo multi-link, com amortecimento pneumático activo e barra estabilizadora, à frente e atrás;
Direcção: pinhão e cremalheira, assistida (variável)
Travões: discos ventilados e perfurados á frente, ventilados atrás

--%>