Também o aproveitamento do espaço interior não corresponde às dimensões externas. Há espaço q.b. para cinco adultos (ou quatro mais uma criança e a respectiva cadeirinha), mas faltam compartimentos abertos, em especial à frente, onde se possam depositar pequenos objectos. Os 363 litros de capacidade da bagageira são conseguidos à custa da inclusão do famigerado e não recomendável kit de "reparação" de pneus. Com um pneu de dimensões normais ou um de emergência, o volume da mala baixa para, respectivamente, 277 ou 316 litros.
Barómetro
+ Nível de equipamento e possibilidade de se optar por itens inéditos no segmento, conforto e segurança de condução, preço competitivo
- Travões de tambor atrás; kit de "reparação" de pneus (no modelo ensaiado); poucos espaços para objectos
Visão a 360º
Com 4,36 metros de comprimento não é um carro pequeno, mas na cidade pede meças a muitos citadinos pela facilidade de condução e arrumação. Para além de dispor de um sistema de estacionamento automático no sentido longitudinal (em ambos os lados), tem sensores à frente e atrás, que emitem sinais sonoros. Acresce que, quando se engata a marcha-atrás, ou, premindo um botão, ao deslocar-se para a frente até 15 km/h, no ecrã central, por cima da consola, aparece a imagem de um carro com indicação gráfica da proximidade dos obstáculos. Isto é, desde que haja um mínimo de espaço, é fácil arrumar o carro (mesmo sem recorrer ao sistema de estacionamento automático) ou circular por vias muito estreitas sem risco de colisões.
Muito completo
Parece o cockpit de um avião...
É paradoxal, mas com todas estas informações que contribuem para a facilidade de condução, a profusão de botões no painel de instrumentos da consola central e as múltiplas patilhas sob o volante fazem com que o posto de condução do Ford Focus mais pareça o cockpit de um avião. Além de serem de manuseio difícil e não intuitivo, tantos comandos podem distrair a atenção do condutor, quase que se tornando necessário um co-piloto.
Espaços precisam-se
O Ford Focus é um carro familiar, mas o aproveitamento do espaço interior poderia ser melhor. Nota-se a falta de compartimentos abertos, em especial à frente, onde condutor e pendura possam depositar toda a parafernália que convém ter à mão (garrafas de água, chave, carteiras, telemóveis, moedas, etc., etc.). É verdade que, sob o apoio de braços central, existe um espaço onde cabe muita coisa, mas que não é muito prático para colocar objectos que tenham de estar facilmente acessíveis.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1560cc
Potência: 115cv às 3600 rpm
Binário: 270 Nm às 1750-2500 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 2 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa de gasóleo por conduta comum, turbo de geometria variável e intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora, à frente; multibraços, independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,0m
Travões: Discos ventilados, à frente com 278 mm; tambores com 228 mm, atrás
Dimensões
Comprimento: 4358 mm
Largura: 1823 mm
Altura: 1484 mm
Peso: 1344 kg
Pneus: 215/50 R17 95W
Capac. depósito: 53 litros
Capac. mala: 363 litros (com kit de reparação de pneus)
Prestações*
Velocidade máxima: 193 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,9s
Consumo misto: 4,2 litros/100 km
Emissões de CO2: 109 g/km
* Dados do construtor
Preço: 27.560 euros (viatura ensaiada, 28.325 euros)
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim, com distribuição electrónica da travagem e auxílio à travagem de emergência
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Controlo de tracção: Sim
Assistência ao arranque em subida: Sim
Função Start/Stop: Sim
Indicador de pneu vazio: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Ar condicionado: Sim, automático, de duas zonas
Abertura do depósito no interior: Não
Abertura da mala no interior: Sim, no comando
Bancos: Em pele e em tecido (com ajuste eléctrico do banco do condutor e dianteiros aquecidos)
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Sim
Rádio/CD: Sim (com Bluetooth e ficha USB)
Comandos áudio no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Botão de ignição Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Acessório
Tecto de abrir eléctrico: Opção (600 euros)
Navegação por GPS: Opção (900 euros)
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Sensor de chuva: Sim
Sensor de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, à frente e atrás
Sistema de estacionamento automático: Sim
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis de xénon: Não (opção incluída no Pack LED, 800 euros)