Fugas - motores

Miguel Manso

Continuação: página 2 de 3

A tecnologia deixou de ser capricho

Barómetro

+ Estética, comportamento dinâmico, equipamento, consumos
- Pormenores de construção, barulhos parasitas, suporte do capot

O protagonista
O bloco 1.6 TDCi, com 115cv, deverá assumir protagonismo na versão SW do Focus, uma vez que a variante de 95cv não deve diferir substancialmente em termos de preço. Na fasquia de potência superior, o 1.6 TDCi joga ainda com um valor de binário competente - 270 Nm, que são ampliados para 285 Nm com a função overboost em acelerações mais pronunciadas. As outras alternativas assentam no 2.0 TDCi, com 140 e 163cv, ambos passíveis de adoptar a caixa automática PowerShift de seis velocidades, ou no Ecoboost 1.6, de 150 e 182cv, estes últimos com injecção directa de gasolina. O que já não se usa, num veículo recheado de tecnologia, é uma vareta de suporte do capot no lugar do apoio hidráulico.

Escolhe por si
O pacote Driver II é composto pelo sistema automático de estacionamento, sensores de parqueamento à frente e atrás e sistema de segurança a baixa velocidade. O estacionamento automático assenta no princípio de outros construtores e, após detectar um espaço livre com mais 20 por cento da dimensão do veículo, assume o comando da direcção. O condutor só tem de seguir as instruções no monitor para acelerar, recuar e travar. Funciona sem complicar, mas requer habituação. Já o sistema de travagem activa em cidade (desenvolvido pela Volvo quando esta ainda pertencia ao grupo Ford) ajuda a evitar os pequenos toques urbanos. O pacote LED consiste em faróis bi-xénon com LED, tecnologia também usada nos farolins traseiros e na luz ambiente interior. O pacote Titanium X associa jantes de 17 polegadas à chave inteligente.

Confuso
O rádio Sony CD é opcional e faz-se pagar por 350 euros. A profusão de botões no tablier é tal que nos arriscamos a perder a atenção para o que se passa na estrada. No meio da confusão de botões - embora muitas funções estejam replicadas nos braços do volante - ficam os comandos dos "piscas" de emergência e do fecho centralizado (estes em formato minúsculo). Mas entre outras mordomias, opcionais e/ou integradas em pacotes, figuram ainda os sistemas de reconhecimento de sinais de trânsito, de alerta de mudança involuntária de faixa de rodagem, de aviso do ângulo morto nos espelhos, de assistência automática de luzes de máximos, de alerta de cansaço do condutor e de controlo automático de velocidade adaptativo.

Simples
A capacidade da bagageira pode ser expandida dos normais 476 litros até aos 1502 litros (com um pneu sobressalente temporário em alternativa ao kit de reparação de furos). Mas o sentido prático da Ford para a recolha da cobertura da mala também merece ser destacado pela positiva. Uma simples ranhura aberta na parede lateral do compartimento de carga serve como uma espécie de calha por onde corre a "tampa" que permite resguardar dos olhares estranhos o que se guarda na bagageira. Pelo habitáculo repartem-se ainda vários compartimentos para acomodar pequenos objectos sempre imprescindíveis num veículo de vocação mais familiar. O pacote fumador custa dez euros.

--%>