Fugas - motores

  • Rita Baleia
  • Rita Baleia

Continuação: página 2 de 3

Nissan Murano ganha novos argumentos

 

Barómetro

+ Estética, equipamento, comportamento dinâmico, consumos

- Travão de estacionamento de pedal, cinto traseiro do meio, visual interior conservador, direcção pouco comunicativa

 

Tecto ou DVD
O tecto de abrir panorâmico está incluído no nível de equipamento Tekna Premium e é disponibilizado no Tekna Sport, como opção, em pacote, juntamente com o sistema de som Bose (2350 euros). A amplitude da superfície em vidro favorece o ambiente a bordo, mesmo quando o tempo não permite a sua abertura, beneficiando de uma cortina de comando eléctrico para protecção dos raios de sol mais inclementes. O tecto de abrir é incompatível com a instalação do sistema de DVD para os lugares traseiros, uma opção que custa mais 1100 euros em relação ao nível Tekna Premium normal.

 
Irritações

O cinto de segurança para o banco traseiro do meio sai do tecto e fica dependurado mesmo quando não é utilizado. A solução não é inédita, antes pelo contrário, e ainda se pode encontrar em alguns modelos recentes, nomeadamente monovolumes. Todavia, num modelo que se reclama como pertencente a um patamar de requinte e exclusividade, há outras formas de assegurar a segurança do ocupante do assento do meio, nomeadamente incorporando o cinto no próprio banco. Esta alternativa evita que se deixe pendurada uma fita que, se não tapa a visibilidade para trás, pelo menos irrita quem costuma usar com frequência o espelho retrovisor interior durante a condução.


Prático e simples

A bagageira de 402 litros pode ser ampliada até aos 1510 litros com o rebatimento das costas dos bancos posteriores (na proporção 60/40). Além de uma prática divisória para separar e prender a carga, evitando que objectos mais pequenos andem aos trambolhões pela mala, os bancos podem ser facilmente rebatidos através de uma alavanca manual, mas também podem voltar à posição vertical mais comodamente por via do accionamento eléctrico em botões no compartimento de carga. A ampla consola entre os bancos dianteiros, a juntar ao porta-luvas com uma capacidade de nove litros, permite ainda armazenar o equivalente a 20 CD (que obviamente são dispensáveis pelas ligações USB).


Visão periférica

A câmara de visão traseira, incluída de série para facilitar as manobras de marcha atrás ou de estacionamento, pode ser complementada com outra câmara de infravermelhos montada no espelho retrovisor do passageiro, que transmite para o monitor no tablier imagens do chão junto da parte lateral dianteira do veículo. As imagens permitem mostrar a proximidade de paredes, bermas de passeio e de outros obstáculos ocultos do campo de visão do condutor. Estas imagens exibidas no ecrã do sistema de navegação desligam-se automaticamente assim que a velocidade do veículo ultrapassa os 19 km/h. Já o travão de estacionamento por intermédio de pedal é algo retrógrado num veículo com este nível de modernidade.


FICHA TÉCNICA


Mecânica

Cilindrada: 2488cc
Potência: 190cv às 4000 rpm
Binário: 450 Nm às 2000 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16                   
Alimentação: turbodiesel de injecção directa por conduta comum
Tracção: integral                                           
Caixa: automática, de 6 velocidades
Suspensão: independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora, à frente; independente, multibraços, com barra estabilizadora, atrás
Direcção: pinhão e cremalheira, assistida
Travões: discos ventilados à frente e atrás

--%>