A Seat ainda não definiu o conteúdo dos diferentes níveis de equipamento e os preços. No entanto, não se esperam grandes diferenças face ao que é praticado actualmente. Já em Espanha, os preços serão em média 500€ mais baixos e, nalgumas versões, a redução atinge os 2000€. Para já, embora se mantenham as variantes desportivas FR com motores a gasóleo de 143cv e gasolina de 150cv, a mais desportiva CUPRA com motor TSI, a gasolina, de 180cv, deixa de comercializar-se e será substituída por um novo Ibiza CUPRA em finais de 2012.
O Ibiza continua a contar com um amplo leque de motores. Desde o económico 1.2 TDI CR 75cv Ecomotive, cujo motor tricilíndrico tem um consumo médio anunciado de 3,4 l/100 km e emissões de 89 g/km de CO2, até aos mais desportivos FR, que, ainda assim, são comedidos nos consumos. O mais vendido é o 1.2 tricilíndrico, a gasolina, com 70cv e outro exemplo de economia é o 1.2 TSI Ecomotive, a gasolina, com 105cv e caixa manual de 5 velocidades, com um consumo médio anunciado de 5,1 l/100 km e emissões de 119 g/km de CO2.
Para além das caixas manuais de 5 e 6 velocidades (esta exclusiva do 2.0 TDI de 143cv), está ainda disponível a caixa DSG de embraiagem dupla e 7 relações do grupo VW para os motores a gasolina 1.4 TSI de 150cv e 1.2 TSI de 105cv. A carrinha Ibiza só é proposta com os motores a gasolina de 85cv e 105cv e gasóleo de 75cv, 90cv e 105cv. Ainda em termos de motorizações, a maior novidade poderá ser a inclusão de um propulsor 1.6 a GPL, com 82cv, mas não se sabe ainda se vai ser comercializado em Portugal.
As variantes Ecomotive têm Start & Stop, recuperação da energia da travagem, indicador de mudança recomendada, pacote aerodinâmico (spoilers frontal e traseiro, deflectores de ar nas cavas das rodas, fecho das lamelas do radiador, etc.) e pneus de baixa resistência ao rolamento com maior pressão.
O renovado Ibiza é 9 mm mais comprido do que o actual devido ao novo pára-choques. Apresenta maior dinamismo no design, uma nova grelha e novas ópticas com LED. O vinco central no capot conjuga-se com as linhas laterais e com os vincos mais proeminentes da traseira para lhe dar um ar mais moderno e constitui um prenúncio das mudanças estilísticas dos futuros Seat Toledo e Leon, anunciados para final de 2012/início de 2013. No interior, destaque para a nova instrumentação, novo volante, novos revestimentos e um porta-luvas que vê a sua capacidade aumentada de 4,7 para 10,7 litros.
Até finais de 2012, também estará disponível o Seat Portable System, sistema de navegação e info-entretenimento estreado no Mii. Todos os Ibiza trarão de série controlo de estabilidade e volante regulável em altura e profundidade.