Outros pontos positivos são a garantia de 5 anos sem limite de quilómetros, com assistência em viagem e verificações anuais ao veículo e o intervalo entre as revisões (30.000 km ou 2 anos).
No nível de entrada, Blue Classic, a i40 1.7 CRDi custa 27.250€. O veículo que nos foi disponibilizado tinha o nível de equipamento Blue Comfort e um preço-base de 30.490€, a que se somaram 1830€ do Pack Tecno (comando à distância, arranque por botão, sistema de som Autonet, câmara de estacionamento traseira e sistema de navegação com ecrã táctil), 680€ do Pack Blue Comfort (sensores de estacionamento à frente e atrás, vidros escurecidos) e 450€ da pintura metalizada, num total de 33.450€.
BARÓMETRO
+ Consumos, espaço interior e bagageira, funcionalidade, equipamento
- Pneus de qualidade melhorável; visibilidade reduzida pelo vidro traseiro
PORMENORES
Visibilidade limitada
Não há carros perfeitos e o i40 não foge à regra. Tem amplos retrovisores laterais e o modelo que conduzimos, para além de sensores de estacionamento à frente e atrás, também dispunha de uma câmara de visão traseira, utilíssima quando se trata de arrumar um veículo com quase 5 metros. No entanto, é melhor esquecer o retrovisor interior, porque a visibilidade pelo óculo traseiro é reduzida ou mesmo quase nula quando há passageiros nos bancos de trás.
Prática e funcional
A mala do i40 não é das maiores, se comparada com outros modelos do segmento D, mas tem formas regulares, um fundo plano com os bancos traseiros rebatidos, é de fácil acesso e dispõe de uma rede para prender objectos mais pequenos. Além disso, tem ainda dois práticos compartimentos laterais e, sob o piso, um segundo fundo onde se podem esconder pequenos volumes. Outra nota positiva é o facto de, debaixo desse fundo, se encontrar um conjunto de pneu e jante sobresselentes das mesmas dimensões das outras rodas.
Solidariedade coreana
Se os construtores automóveis sul-coreanos estão hoje na linha da frente em termos de fiabilidade mecânica e segurança, com veículos que ombreiam com os dos fabricantes europeus e japoneses, já no que se refere à produção de pneus, os fabricantes da Coreia do Sul ainda têm um longo caminho a percorrer para terem modelos com performances comparáveis às das marcas mais reputadas. Talvez por ser fabricado na Coreia do Sul, o Hyundai i40 traz "calçado" conterrâneo. Mas este carro já merece uns pneus melhores.
Prevenção de pequenos toques
Além da nítida melhoria nos acabamentos e da qualidade de materiais usados no habitáculo, com superfícies macias em vez dos plásticos duros de visual e toque menos agradável que eram a norma nos carros coreanos, a Hyundai preocupou-se com a funcionalidade, a economia e o conforto de condução do i40, com uma profusão de dispositivos auxiliares da condução. Um exemplo é a função Auto Hold, que, independente do travão de estacionamento eléctrico, segura o carro no arranque em subidas ou descidas, impedindo que descaia.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1685cc
Potência: 115cv às 4000 rpm
Binário: 260 Nm entre as 1250 e as 2750 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Alimentação: Injecção directa multiponto por rampa comum com turbo de geometria variável e permutador de calor
Combustível: Gasóleo
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: Independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora, à frente; independente, tipo multilink, com molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira; assistida electronicamente
Travões: Discos ventilados, à frente; discos, atrás