Fugas - motores

Mercedes Benz GLK 2012

Mercedes Benz GLK 2012 DR

A renovação tranquila

Por Luís Filipe Sebastião

O GLK quer afirmar-se como mais do que um mero SUV compacto de luxo e, nesse sentido, beneficiou de uma renovação, em termos estéticos e de equipamento.
Agora que o Range Rover Evoque anda por aí a quebrar corações, a Mercedes tratou de actualizar o GLK, o seu SUV (Sports Utility Vehicle) mais compacto, vocacionado para uma utilização estradista (na variante de tracção posterior), mas que não desdenha andar por maus caminhos (com tracção integral permanente). O novo GLK apenas estará disponível, no mercado nacional, com três motorizações diesel, que vão dos 170 aos 265cv, e preços a partir dos 47.500€.

O GLK ganhou uma aparência mais robusta. As alterações estéticas incluem a ampla grelha, as generosas entradas de ar, as renovadas ópticas e as luzes diurnas. A tecnologia LED, associada ao opcional sistema de iluminação inteligente (ILS), também é usada nos piscas, nos farolins posteriores e sobre a matrícula. As medidas exteriores quase não mudaram e as dimensões da bagageira também são iguais - variam dos normais 450 aos 1550 litros com os bancos traseiros rebatidos. Os ângulos de ataque e de saída mantiveram-se, respectivamente, nos 23 e 25 graus. O limite de inclinação é de 35º e o de profundidade de vau de 30cm.

No interior redesenhado destacam-se as saídas de ventilação redondas (tinham formato rectangular), o volante de três raios e um monitor a cores, opcional, ao lado do painel de instrumentos. Além de informações dos sistemas de áudio, de navegação e do veículo, o ecrã pode exibir imagens de 360 graus, a partir de câmaras montadas à frente, atrás e nos espelhos laterais, para ajudar em manobras de estacionamento, em complemento ao Active Parking Assist (opção). O sistema multimédia Comand Online, com ligação rápida à internet, e um suporte para iPad orientado para os lugares traseiros são outros extras. A alavanca Direct Select da transmissão automática 7G-Tronic está montada na coluna da direcção, libertando espaço na consola central para arrumo de pequenos objectos.

O GLK conta com seis motorizações diesel e uma a gasolina. Mas o mercado nacional apenas terá direito a três, todas a gasóleo. O bloco de quatro cilindros 2.2 litros (220 CDI BlueEfficiency) debita 170cv e possui 400 Nm de binário. A tracção posterior e a transmissão manual de seis velocidades ajudam a conter os consumos, juntamente com o sistema Eco start-stop de série. O motor de quatro cilindros no 250 BlueTec 4Matic, com controlo de emissões diesel, tracção integral e caixa automática de sete velocidades 7G-Tronic Plus, sobe a parada para 204cv e 500 Nm. O destaque, porém, vai para o 350 CDI 4Matic BlueEfficiency, onde brilha o bloco de 3.0 litros V6, de 265cv e 620 Nm, de uma suavidade notável, tirando proveito da precisa e rápida transmissão 7G-Tronic Plus.

A segurança passiva assenta em airbags frontais, laterais, de joelhos, pélvis e de cortina. Os sistemas de alerta de cansaço (Attention Assist) ou de segurança Pre Safe, bem como as assistências de mudança de faixa ou do ângulo morto também estão presentes como extras. No domínio da segurança activa incluem-se a suspensão Agility Control, com amortecimento selectivo; o controlo de patinagem na aceleração (ASR); a assistência variável da direcção, e a travagem adaptativa, com assistente de arranque em subida. O pacote tecnológico Off-road conta com o sistema de regulação de velocidade em descida (DSR) e o programa de condução fora de estrada, com ajuste da transmissão e aceleração.

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