Fugas - motores

  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio

Continuação: página 2 de 3

Um galã para piscar o olho ao Verão

Se quem está de fora se sente atraído pelas linhas do carro, quem ocupa os lugares interiores não está em posição de desvantagem. Dentro do SL é possível experimentar o requinte aplicado ao pormenor: madeira, pele e alumínio compõem o trio de sucesso que forra os interiores. Os bancos, em pele e de pesponto à vista, são ergonómicos e finalizados com apoios de cabeça activos em caso de embate. A alavanca da caixa - uma automática 7G-Tronic Plus, cujas passagens primam pela suavidade (e, se em modo Eco, procura uma optimização do consumo) - revela-se em pele e alumínio.

Depois temos as formas escolhidas. Como um volante em pele, de três raios em alumínio, cortado a direito em baixo ou as saídas de ar em forma de turbina. Além disso, a navegação é facilitada pela forma como a informação se vai desenhando à frente dos nossos olhos: quer seja através dos vários manómetros ou via ecrã, localizado no topo da consola central.

Vaidades e voyeurs à parte, o certo é que este renovado galã das estradas cumpre com rigor o que promete, por dentro e por fora, piscando um olho sedutor a quem o guia e outro a quem o admira.

  

 

 

Barómetro

+ Estética, agilidade, dinâmica, conforto

- Preço da viatura, inflação de preço com equipamento opcional

 

Rápida e silenciosa
É um dos detalhes que mais agrada. Particularmente aos ouvidos. A recolha ou reposição da capota não range, não raspa, não vibra. Faz-se num absoluto silêncio - ou assim parece. Além disso, a operação é rápida o suficiente para não se deixar de baixar a capota porque parece que está para chuviscar: em menos de 20s, arruma-se e desarruma-se da bagageira.

Olho de lince
Mais alongados, mais distanciados. Redesenhados, os faróis dianteiros imprimem ainda mais ferocidade a uma frente já de si agressiva e parecem estar permanentemente de sobrolho erguido - um traço cujo sucesso dependerá muito de um parâmetro subjectivo: o gosto. Já os faróis de nevoeiro desapareceram e deram lugar a luzes diurnas com tecnologia LED.

Silhueta de tubarão
As aberturas laterais a lembrarem o dorso de um assassino tubarão são quase marca registada do SL: incluídas na primeira geração, foram recuperadas já na quarta e agora parecem ser cada vez mais indispensáveis ao reconhecimento do modelo. Mas nesta sexta geração tornam-se ainda mais parte do carro ao ajudarem a moldar uma silhueta atlética e musculada.

Requinte no detalhe
Se a estética é nota dominante no exterior, é no interior que ela se revela em todos os detalhes que formam um conjunto coeso que no mínimo pode dizer-se requintado. E, embora inclua vários pormenores comuns a muitos desportivos, não deixa de apontar na direcção dos clássicos, abrindo assim o leque de possíveis fãs. À noite, recebe os ocupantes com um ambiente bem iluminado graças a um sistema em LED.

 

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 3498cc
Potência: 306cv às 6500 rpm   
Binário: 370 Nm às 3500-5250 rpm
Cilindros: 6 em V
Válvulas: 4 válvulas por cilindro
Tracção: traseira
Caixa: automática, de 7 velocidades
Suspensão: Paralelogramo deformável, molas helicoidais, amortecedores monotubo de regulação progressiva, à frente e atrás
Direcção: pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
Travões: discos ventilados à frente e atrás

--%>