Fugas - motores

  • José Fernandes
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Os "suecos" invadem o quintal alemão


Barómetro
+ Qualidade geral, economia, conforto, visual, equipamento, segurança
Preço, habitabilidade, falta de temperamento desportivo, nome do modelo susceptível de gerar confusões, extras pagos à parte


Referência
Não podem restar dúvidas: em breve, todos os carros serão assim. A aposta clara da Volvo em sistemas de segurança como factor diferenciador da concorrência não é apenas discurso de marketing. Graças à câmara e aos sensores colocados no pára-brisas (e outros noutras zonas), este carro trava sozinho se detectar um volume na estrada, avisa o condutor se se aproximar demais do carro em frente, comunica a presença de objectos em ângulo morto, sinaliza a mudança de faixa se não se fizer pisca. Pode até tornar-se um bocado cansativo (basta desligar alguns sistemas), mas o pior, mesmo, é ter de pagar quase tudo isto à parte.

Salva-vidas
E, continuando na área da segurança, nunca será demais destacar a presença de um airbag para peões. Colocado abaixo do capot, cobre o vidro dianteiro em caso de atropelamento, o que contribuirá para amparar o impacto do peão no carro - apesar de o primeiro contacto ser susceptível de lesionar as pernas, é a colisão do tronco e da cabeça com o veículo, num segundo momento, que ceifa mais vidas. É um item de segurança que se estreia neste segmento e - melhor ainda - vem de série.

Complicado
Haveria muito para dizer acerca das cotas de habitabilidade do V40 - e quase todas elas pouco agradáveis. O espaço envolvente dos passageiros pode tornar-se complicativo ou claustrofóbico. No primeiro caso, temos a entrada para os bancos traseiros, dificultada pelo reduzido ângulo de abertura das portas, pelas dimensões discretas da abertura e pelo próprio desenho do carro. Para ilustrar a segunda limitação, recorde-se a profundidade dos bancos traseiros e a altura a que ficam os vidros (crianças pequenas, mesmo na cadeira, terão dificuldade em olhar pela janela). A bagageira também não deslumbra e lamenta-se que o pneu suplente que encontramos por baixo seja pago à parte (50€, mais IVA).

Melhorável
Depois de carregar na embraiagem para accionar o botão de arranque, não vale a pena aproveitar para engatar a primeira antes de baixar o travão de mão. O mais certo é enredar-se numa manobra complicada. Com o hábito, isto deixa de se tornar um problema por aí além, mas mostra bem como, em alguns aspectos, o V40 parece um bocado "atulhado"... A instrumentação, com algumas novidades bem interessantes no quadro principal, nem sempre se mostra muito prática. E o painel central tem demasiados botões. Quanto à visibilidade, complica-se bastante para trás e a três-quartos.


FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1560cc
Potência: 115cv às 3600 rpm
Binário: 270 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Turbodiesel de injecção directa por conduta comum, turbo de geometria variável
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, de 6 velocidades
Suspensão: Tipo McPherson, à frente; triângulos sobrepostos, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Travões: Discos ventilados à frente, discos atrás

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