Fugas - motores

  • Nuno Ferreira Santos
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Ecologia também rima com economia

Sem range anxiety
Range anxiety é a expressão inglesa que define o receio do condutor de um veículo eléctrico de ficar parado na estrada, se as baterias se descarregarem. No caso deste híbrido plug-in, essa preocupação é inexistente. Com uma autonomia real de cerca de 40km em modo 100% eléctrico e mais de 800km no total, em 80% dos casos pode fazer as deslocações casa-trabalho e volta sem necessidade de usar o motor de combustão (e mesmo em trajectos mais longos o consumo de gasolina é mínimo). Em viagens grandes, se se premir o botão Save, o veículo passa a usar o motor de combustão. Com o botão Charge (ao lado do botão Save), além de poupar as baterias, também as carrega em andamento até 80% em 40 minutos. Claro que, neste modo, o consumo de gasolina aumenta. Também é possível fazer esta carga com o carro parado e o motor de combustão a trabalhar, sendo o consumo de cerca 3l/100km.

Merecia melhor… 
O Mitsubishi Outlander PHEV é um SUV com tracção integral e potencialidades para circular fora de estrada em trilhos de média dificuldade, tendo até um botão para accionar a tracção 4x4 em permanência. Por isso mesmo, merecia uns pneus melhores do que os montados no veículo que conduzimos, os quais, sendo 100% de asfalto, limitam muito o desempenho off road deste SUV.

BARÓMETRO

+ Relação preço/equipamento (muito completo e todo de série), conforto de condução, custos de utilização, segurança, classe 1 nas portagens

- Pneus de estrada de qualidade inferior, ausência de sensores de estacionamento dianteiros

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Motor de Combustão
Cilindrada: 1998cc
Potência: 121cv às 4500 rpm
Binário: 190 Nm às 4500 rpm
Cilindros: 4 cilindros em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasolina
Alimentação: Injecção multiponto

Motores Eléctricos: Síncronos de magnetos permanentes
Dianteiro
Potência: 82cv
Binário: 137 Nm
Traseiro
Potência: 82cv
Binário: 195 Nm

Baterias: Iões de lítio
Voltagem: 300V
Capacidade: 12 kWh
Tempo de carregamento: normal, 100% em 5 horas numa tomada doméstica de 230V/10A; carga rápida, 80% em 30 minutos num posto de carga rápida

Potência total combinada (estimada): 200cv às 4500 rpm
Binário max. combinado (estimado): 385 Nm às 4500 rpm

Tracção: Integral
Caixa: Automática de variação contínua
Suspensão: Tipo McPherson com barra estabilizadora à frente; semi-independente com eixo de torção e barra estabilizadora atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,6m
Travões: Discos ventilados à frente e discos sólidos atrás

Capacidades todo-o-terreno
Ângulo de entrada: 22,5º
Ângulo de saída: 22,5º
Ângulo ventral: 21º
Altura livre ao solo: 190mm

Dimensões

Comprimento: 4655mm
Largura: 1800mm
Altura: 1680mm
Peso: 1810kg
Pneus: 225/55 R18 98H
Capac. depósito: 45 litros
Capac. mala: 463 litros

Prestações*

Velocidade máxima: 170 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,0s
Consumo ponderado: 1,9 litros/100 km (2/3 eléctrico; 1/3 híbrido)
Consumo combinado híbrido: 5,8 l/100km
Autonomia em modo eléctrico: 52km
Custo de consumo em modo eléctrico: cerca de 1,30€por carga
Emissões de CO2: 44 g/km

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