Barómetro
+ Comportamento em todo o tipo de traçado, qualidadedos materiais, conforto, espaço,arrumação
- Preço, custo de utilização, sensação do peso
Ambiente lounge
Só lhe falta mesmo um duche. Porque se o tivesse este é um veículo onde se pode facilmente passar uma noite. Quer em viagens curtas quer em percursos longos o conforto dos passageiros traseiros é uma certeza: os bancos parecem adaptar-se ao corpo, além de que são reclináveis. Depois, todo o sistema multimédia incorporado nos bancos de trás - e que significa um gasto opcional de 2146,40€ -, apoiado pelo sistema de som surround Bang&Olufsen (some-se mais 3321,14€), é meio caminho andado para evitar a monotonia que por vezes se instala quando os quilómetros a percorrer são muitos. Além do mais, caso haja miúdos o sistema garante viagens calmas e silenciosas.
A pensar no condutor
Se nos bancos de trás foi tudo pensado, até ao mais ínfimo pormenor, no sentido de proporcionar conforto aos passageiros, à frente todo o cockpit parece dirigido para o condutor. Não só beneficia de uma arrumação exemplar (o mesmo pode-se dizer relativamente aos comandos do volante), como permite um posicionamento fácil a quem segue aos comandos. O resultado é que quase se esquece de que este carro é um temerário, não se negando a nada.
Feroz só no olhar
Nem é preciso accionar o motor para perceber o monstro que se tem nas mãos. Basta uma troca de olhares (Sim! Sem recorrer a qualquer alucinogénio a verdade é que o carro parece devolver o olhar...). Já a grelha mais se parece com uns imponentes dentes de uma qualquer fera imaginária. E depois de se ligar o carro tem-se a certeza que este é um veículo ao qual se deve algum respeito.
Espaçoso
É caso para dizer que isto é carro para levar a família toda, respectiva bagagem e ainda o cão, o gato e o periquito. A mala oferece 650 litros e uma ampla abertura, além de beneficiar do facto de o chão da bagageira ser acompanhado pela sua abertura inferior. Além disso, a capacidade de transporte pode crescer até aos 1870 litros com a fila dos bancos traseiros rebatidos. Por todo o habitáculo espaço é coisa que não falta em diferentes soluções para arrumar coisas distintas.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 2993cc
Potência: 381cv às 4000-4400 rpm
Binário: 740 Nm entre 2000 e 3000rpm
Cilindros: 6 em linha
Válvulas: 24
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável e intercooler
Tracção: Total
Caixa: Automática de oito relações
Suspensão: Paralelogramo deformável, molas helicoidais, barra estabilizadora; atrás, Paralelogramo deformável, suspensão pneumática, barra de estabilizadora
Direcção: Pinhão e cremalheira, eléctrica assistida variável
Diâmetro de viragem: 12.7m entre paredes
Travões: Discos ventilados (385mm) à frente; discos ventilados (345mm) atrás
Dimensões
Comprimento: 4886mm
Largura: 1985mm
Altura: 1762mm
Distância entre eixos: 2933mm
Peso: 2265kg
Pneus: Opção (1529€), runflat, 275/40 R20 à frente; 315/35 R20, atrás
Capac. depósito: 85 litros
Capac. mala: 650 litros (1870 litros com a 2.ª fila de bancos rebatida)
Capacidades todo-o-terreno
Ângulo de entrada: 25º
Ângulo de saída: 20º
Ângulo ventral: 20º
Altura livre ao solo: 209mm