O hotel de luxo inaugurou recentemente a Galeria Real, uma exposição permanente que mostra parte do espólio acumulado desde a abertura do hotel, em Agosto de 1930. Ao longo dos anos, o Palácio Estoril recebeu várias figuras nacionais e internacionais, incluindo chefes de Estado, escritores, atletas, realizadores de cinema, músicos e, principalmente, reis e príncipes.
"Foi a sala de visitas da família real de Espanha até ao regresso da monarquia ao país vizinho", relembra o hotel em comunicado. Além disso, foi também a "segunda casa da família real italiana em todo o tempo do seu exílio em Portugal". E não só: entre as suas paredes já ficaram hospedados membros da família real francesa, a rainha da Bulgária, o rei da Noruega, a família imperial do Brasil, os príncipes do Mónaco, de Inglaterra ou da Dinamarca.
A Galeria Real, aberta a hóspedes e visitantes, reúne agora o que ficou dessas visitas, num espaço contemporâneo com design de interiores projectado pelo arquitecto Fernando Hipólito. A exposição, apesar de ser permanente, terá variações, "uma vez que a colecção é vasta e estará sempre em actualização".