Fugas - hotéis

  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos

O Hotel Minho reinventou-se e parece saído de um país nórdico

Por Patrícia Carvalho ,

O Minho está pintado das mais variadas tonalidades de verde. Mas o hotel que ostenta o nome da região parece ter sido ali replantado de algum país nórdico.

Simples, eficiente e muito luminoso, o Hotel Minho faz-nos esquecer num ápice a sua localização junto à Estrada Nacional 13, para nos transplantar para um mundo de ripas de madeira clara, mármores negros e enormes janelas de vidro que deixam a luz espalhar-se a rodos por todos os cantos do espaço remodelado e que reabriu em Setembro de 2013. 

Inaugurado em 2005, o Hotel Minho quis reinventar-se, munindo-se de um spa, construído de raiz, e aproveitando para apresentar uma nova cara aos seus clientes. Ganhou uma confortável sala de estar, recheada de sofás e aconchegada por uma lareira, abriu um wine bar totalmente dedicado ao vinho Alvarinho, um dos ex-líbris da região e desenvolveu um spa em torno do vinho e do mel.

Do velho hotel ficou pouco mais que o mobiliário dos quartos, o court de ténis e as piscinas exteriores. Da estrada nacional praticamente não chega ruído e dormir não é uma tarefa nada difícil. A varanda do quarto deixa-nos com vontade de regressar, para lhe dar o uso devido, pouco complacente com os dias de Inverno. E também às piscinas dizemos adeus, tristonhos, por o frio não nos deixar mergulhar nas suas águas azuis.

Mas vamos ao spa, inaugurado em Dezembro. E é bom ir ao spa. A recepção é luminosa, as salas de descanso são luminosas e a ampla sala em que usufruímos de uma massagem relaxante de mel também é cheia de luz. Quem é que disse que um spa tinha de ser um sítio escuro? Nada disso, assim é muito melhor. David Pacheco, director do Hotel Minho, diz que quando se pensou na construção do spa, a luz foi um item central. “Quisemos criar um espaço com áreas generosas e com luz natural. Pretendíamos um espaço com bastante luz”, diz. O resto do hotel foi atrás deste conceito.

É assim, também, a sala de pequeno-almoço, com mais vidraças que paredes, e em que saboreamos diferentes pães, bolos, as típicas bolachas de milho de Vila Nova de Cerveira e fruta fresca, enquanto vemos como as nuvens se afastam e o céu se vai tornando cada vez mais azul.

O Hotel Minho não tem restaurante, mas mesmo ao lado fica o Braseirão do Minho, que se enche de galegos bem-vestidos nas noites de sábado, que vão ali para comer as delícias da região (há bacalhau à minhota, rojões, lampreia, sarrabulho, cabrito e também, às vezes, um minipolvo que se desfaz na boca) e dançar ao som da música de baile que toca pelas 22h. A festa pode durar até às tantas porque a música, tal como o barulho dos carros, não chega aos quartos silenciosos do hotel. 

Informações
O Hotel Minho fica na Estrada Nacional 13, em Vila Meã, Vila Nova de Cerveira. Os quartos duplos, com pequeno-almoço, começam nos 59 euros e há suites duplex a partir dos 120 euros. O hotel oferece ainda vários programas de uma ou duas noites com experiências spa ou percursos pela região a partir de 91 euros por pessoa. Contudo, convém estar atento às promoções, para o Carnaval ou a Páscoa. Além do spa, o espaço tem duas piscinas exteriores e um court de ténis, além de um wine bar dedicado ao Alvarinho. O restaurante que serve o hotel é o Braseirão do Minho, contíguo à unidade hoteleira.

Nome
Hotel Minho
Local
Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Estrada Nacional 13 (Vila Mea~)
Telefone
251700245
Website
http://www.hotelminho.com/
--%>