A 14 de Março de 1945, estreavam-se os Transportes Aéreos Portugueses. Prestes a celebrar 70 anos, a TAP lança um concurso integrado nas comemorações e destinado a encontrar boas ideias.
A iniciativa TAP Creative Launch, em colaboração com a Startup Lisboa, já está online e, até 15 de Março, convida toda a gente ("pessoas singulares maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade, concorrendo individualmente ou em equipa") a participar.
Basicamente, basta ter uma ideia de negócio ou projecto de melhoria que se integre nos sectores da aviação e transportes aéreos. Há sete categorias para ter boas ideias: experiência em terra, experiência a bordo - entretenimento, experiência a bordo - serviços/operações, fidelização e retenção de clientes, sustentabilidade, manutenção e engenharia, gestão de operações.
E há prémios à medida: para o vencedor de cada categoria, o regulamento estabelece um "prémio em espécie"; já para o vencedor global, guarda-se um prémio de 5 mil euros.
As ideias/projectos serão seleccionadas seguindo critérios como "um elevado factor de inovação e diferenciação" e o seu "potencial para vir a contribuir para a melhoria da actividade da TAP Portugal".
As candidaturas devem ser apresentadas num formulário online, onde, após os dados pessoais e profissionais, se pede uma caracterização breve da ideia (em sete questões que vão da descrição da proposta ao problema que pode resolver ou em que sentido é inovadora).
O período de candidaturas está aberto até às 23h59 de 15 de Março. O regulamento pode ser consultado aqui.
A 12 de Abril serão anunciados os 70 finalistas que irão apresentar a um júri os seus projectos. Uma semana depois serão dados a conhecer os vencedores de cada categoria e, em Maio, será revelada a melhor das ideias, que poderá então vir a ser concretizada.