Fugas - notícias

PÚBLICO/ARQUIVO

Governo privatiza TAP e escolhe David Neeleman

Por PÚBLICO

O Governo anunciou a vitória da Gateway, consórcio que junta David Neeleman da Azul e o empresário português Humberto Pedrosa do grupo Barraqueiro, para ficar com 61% da companhia.

O dono da companhia aérea Azul, a terceira maior do Brasil, ganhou a corrida à privatização da TAP, derrotando a proposta apresentada por Germán Efromovich. 

A decisão foi tomada nesta quinta-feira em Conselho de Ministros. O Governo aprovou a venda de 61% da companhia a David Neeleman, empresário norte-americano que também tem nacionalidade brasileira, que se aliou nesta operação ao empresário português Humberto Pedrosa, dono da Barraqueiro.

A proposta aposta no desenvolvimento da operação no Brasil e numa investida no mercado dos Estados Unidos, com 53 novos aviões na calha. Em termos financeiros, a primeira proposta pressupunha uma injecção entre 300 e 350 milhões de euros na TAP.

Depois da decisão do Conselho de Ministros, será ainda necessário obter luz verde por parte das entidades reguladoras, nomeadamente da Direcção-Geral da Concorrência da UE.  

Siga toda a informação em PÚBLICO | TAP

--%>