Nascido para a Expo-98, tornou-se um dos ícones maiores da exposição mundial ("os oceanos, património para o futuro"). Mas também de Lisboa e de Portugal, incluindo como uma das maiores atracções turísticas nacionais, registando mais de 19 milhões de visitantes. A prová-lo, a eleição agora anunciada pelo TripAdvisor, dito o maior portal de opiniões de viajantes, de "melhor aquário do mundo".
É o Oceanário de Lisboa, que foi este ano concessionado a privados, que lidera o top 25 europeu e mundial dos prémios Traveler's Choice na categoria dos aquários, uma lista conseguida a partir das classificações e opiniões publicadas por milhares de utilizadores do site. Conseguiu mesmo ultrapassar estruturas similares dos EUA (e há três nos cinco primeiros lugares), em Espanha (o célebre Oceanográfic de Valência ou o popular Mundomar de Benidorm), Grécia ou Japão. Em 2014 tinha ficado em 2.º lugar,
No TripAdvisor, o Oceanário regista mais de dez mil avaliações de visitantes, com cerca de sete mil a declararem-no "excelente" e quase três mil como "muito bom". Um quase pleno positivo que lhe dá também a liderança entre as 444 experiências listadas para Lisboa.
Localizado no Parque das Nações, recebeu, no último ano, "turistas de mais de 180 nacionalidades e que partilharam a experiência da visita no TripAdvisor", resume um comunicado do Oceanário.
“É com grande orgulho que recebemos este reconhecimento", comenta João Falcato, administrador da estrutura. "Sentimos que a nossa missão de promover a literacia azul e de sensibilizar para a conservação dos ecossistemas marinhos, atravessa todos os oceanos e é reconhecida mundialmente”, diz.
No mesmo top TripAdvisor, há outra estrela portuguesa, o clássico Aquário Vasco da Gama, já com 117 anos de história. Consegue um honroso 6.º lugar no top dos melhores da Europa e o 17.º no top mundial.