Fugas - notícias

Fotografia de Gonçalo Cadilhe, de Um Dia na Terra

Fotografia de Gonçalo Cadilhe, de Um Dia na Terra

Literatura em Viagem, o festival que não pára de viajar

Por Fugas, Lusa

Matosinhos volta a receber o festival LeV, já em 10.ª edição, de 13 a 15 de Maio. Há conversas com escritores e viajantes, exposição de fotografia de viagem de Gonçalo Cadilhe e muitos mundos.

À 10.ª edição, o LeV, que decorre entre sexta-feira e domingo em Matosinhos, chega ao seu "momento de consolidação", disse à Lusa o vereador da Cultura daquele concelho, Fernando Rocha.

"Fomos fazendo o LeV primeiro de uma forma muito experimental. Depois de alguma afirmação há o momento da consolidação. Entendemos que esse momento está chegado e agora temos que introduzir aqui factores que tornem o LeV incontornável no panorama dos festivais literários quer nacionais quer internacionais", refere o responsável.

O festival - que tem este ano por mote provocatório O Rapto da Europa, Uma Viagem - arranca esta sexta-feira às 21h30 com a conferência inaugural do historiador José Pacheco Pereira, no salão nobre da Câmara Municipal, prosseguindo até domingo com momentos como, no sábado, a "entrevista de vida" de Rui Tavares a Claudio Magris, "um dos intelectuais europeus mais influentes da atualidade [que] vem a Matosinhos conversar sobre os seus livros [e] a sua obra".

A outra "entrevista de vida" do LeV realiza-se às 15h de domingo, no caso ao vencedor do prémio Man Booker em 2010, Howard Jacobson, conduzida por Helena Vasconcelos.
"[Esta edição] é o resultado de um caminho, é também a consequência do sucesso que felizmente temos vindo a ter ao longo dos anos e é também uma certa facilidade em convidar algumas personalidades que se calhar noutras edições não teriam vindo porque não tinham referências", afirmou Fernando Rocha. 

Questionado sobre se o espaço da biblioteca Florbela Espanca pode ser diminuto para o público interessado, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos realçou que o evento vai decorrer no mesmo espaço dos anos anteriores, embora admita que possam vir a "ter alguns problemas nalgumas sessões". 

"Estamos a alargar um pouco o espaço ocupando salas laterais que permitem ver os escritores ao vivo, porque primamos por uma certa proximidade", declarou Fernando Rocha, acrescentando preferir ter "salas muito cheias a salas muito grandes não-cheias". 

O programa prolonga-se até às 18h de domingo, terminando com as "novas vozes da literatura europeia": Andrés Barba, Ilze Butkute e Josefine Klougart, com moderação de Tito Couto.

Sugestões para viajar mais no LeV

Claudio Magris
Sábado, 17h45, na Galeria Municipal 
A conversa com o autor de "Danúbio". Ensaísta, escritor, cronista, Magris é "entrevistado" pel cronista e historiador Rui Tavares 

A Volta ao Dia em 80 Mundos
Sábado, 15h, Galeria Municipal
Gonçalo Cadilhe e Paulo Moura em conversa moderada por Francisco José Viegas sobre "as viagens possíveis sem sair do luga". "A Volta ao Dia em 80 Mundos": "Vivemos no império do digital e da aceleração, que pode ser resumido no título de Cortázar. Hoje, dá-se a volta ao dia em 80 mundos, todos a um clique de distância. E no meio dessa aceleração virtual, qual é o lugar reservado à viagem? Ainda é importante viver, estar, para contar? Que vidas e que histórias acontecem para lá dos ecrãs? 

Segredos da Pérsia
 Sábado, 17h, Galeria Municipal
 Uma parceria com a agência Nomad. Filipe Morato Gomes apresenta o Irão, país que, como jornalista de viagens e guia habitual de grupos, conhece bem: "Como é o Irão para lá das notícias? Que resta do antigo Império Persa?" são algumas das questões.

--%>