Fugas - notícias

Andrew Yates/Reuters

Ryanair anuncia novas rotas em Portugal no próximo Verão

Por Fugas

Há cinco novos destinos com partida de Lisboa e oito novas rotas a partir de Faro. Eis o novo calendário da companhia aérea de baixo custo para o Verão de 2017.

Os meses estivais do próximo ano vão trazer cinco novos destinos da Ryanair com partida de Lisboa: Bolonha (três voos por semana), Glasgow (duas ligações semanais), Luxemburgo (quatro voos), Toulouse (voos diários) e Wroclaw (duas vezes por semana). O portfólio da companhia aérea de baixo custo passará assim a contar com 23 rotas a partir da capital portuguesa.

Com o reforço do número de ligações, a Ryanair espera transportar três milhões de passageiros por ano, contabilizadas todas as partidas e chegadas a Lisboa, o que representa um aumento de passageiros na ordem dos 13% (350 mil) até 2017.

Um dos objectivos da companhia irlandesa é precisamente “ultrapassar a TAP a curto prazo” no número de passageiros transportados, de forma a tornar-se líder no mercado português. Actualmente a Ryanair ocupa o segundo lugar, atrás da empresa portuguesa, que transporta 9,5 milhões de passageiros por ano de e para Portugal.

De acordo com o presidente executivo da empresa – que esteve esta quarta-feira em Lisboa para apresentar o calendário da companhia para o Verão de 2017 -, a Ryanair tem “vindo a encurtar a distância em relação à TAP nos últimos anos" e espera duplicar o número de passageiros "nos próximos cinco a dez anos", para os 18 milhões.

Quanto à capital algarvia, a companhia low cost anunciou oito novas rotas: Aberdeen, Cardif, Marselha, Newquay e Varsóvia (com dois voos por semana cada uma), Hamburgo (três ligações semanais) e Londres (aeroporto de Luton, com cinco voos por semana). Além dos novos destinos, há ainda um reforço do número de frequências para várias cidades, incluindo Birmingham e Bruxelas.

Durante a conferência de imprensa em Lisboa, Michael O'Leary afirmou ainda que “não ficaria surpreendido” se a Ryanair começasse a voar para o Funchal (Madeira) “dentro de um a dois anos”.

O anúncio do catálogo de voos com partida do Porto estava previsto para uma conferência de imprensa esta tarde na cidade Invicta, mas um imprevisto adiou-a para data ainda por anunciar.

Para celebrar o lançamento do calendário para o Verão do próximo ano, a companhia aérea lançou uma campanha promocional. Há “cem mil voos desde 14,99€ em toda a rede europeia”, para reservas “até às 24h de segunda-feira, 26 de Setembro”.

--%>