Fugas - notícias

Airbnb lança serviço de experiências guiadas por locais

Por Fugas

Primeiro alojamentos, agora experiências, visitas e guias. A Airbnb tem um novo serviço – e os moradores continuam no centro de tudo.

Robie, o “time traveler”, é engenheiro mecânico há mais de dez anos e promete levá-lo a um café inspirado no universo dos motores em Los Angeles, numa viagem pela Mulholland Highway (imortalizada no filme de David Lynch) e fazer uma refeição num “restaurante motorizado” em Malibu. Custa 337€. Já Pauli, durante 15 anos solista na companhia de bailado de São Francisco, levá-lo-á pela sala de espectáculos, entre uma aula e os bastidores. São 241€, que revertem totalmente a favor da companhia.

Há quem proponha programas dedicados à cerimónia de chá e às tradições japonesas, quem queira ensinar-lhe artes marciais. Há actividades ligadas à gastronomia, ao jogo, aos vinhos, aos destilados, ao skateboarding, ao surf, às danças latinas, à magia ou à arte do burlesco. Para já são cerca de 500 experiências, promovidas em 12 cidades do planeta (Los Angeles, São Francisco, Miami, Detroit, Havana, Londres, Paris, Florença, Nairobi, Cidade do Cabo, Tóquio e Seul). No próximo ano, deverá ser alargado a outras 39 cidades, incluindo Lisboa.

O novo serviço chama-se Trips e foi lançado esta quinta-feira durante a conferência Airbnb Open, que a companhia organiza anualmente em Los Angeles, nos Estados Unidos. É a maior revolução feita pela empresa desde que surgiu, em 2008, e introduziu de imediato grandes alterações às plataformas da empresa, que surgem divididas em três áreas principais: casas, experiências e lugares. O objectivo, refere a empresa em comunicado, é "juntar num só lugar [a resposta às questões] onde ficar, o que fazer e quem conhecer" na cidade para onde se vai viajar.

Se o primeiro vértice do triângulo é um velho conhecido de quem utiliza a aplicação, os outros dois são novidade. A partir de agora, os locais podem não só alugar as suas próprias casas ou quartos por curtos períodos de tempo através da plataforma, como também criar pacotes de experiências nas cidades onde vivem e liderá-los no terreno.

Já o separador Lugares traz recomendações feitas por "especialistas culturais e moradores locais" sobre os seus sítios preferidos ou os paraísos escondidos em cada cidade. Para já, existem 100 Insider Guidebooks para seis cidades: Los Angeles, São Francisco e Detroit (Estados Unidos), Havana (Cuba), Nairobi (Quénia) e Seul (Coreia do Sul). Neste separador, estarão ainda disponíveis audioguias de cada cidade, numa parceria com a Detour. Los Angeles ainda é o único destino disponível, mas seguir-se-ão São Francisco, Paris, Londres, Tóquio e Seul na “Primavera de 2017”.

Além dos guias de viagem, o serviço integra ainda a possibilidade de as empresas locais organizarem eventos (únicos ou regulares) para hóspedes e anfitriões, de forma a tornarem-se lugares de encontro e partilha entre os diferentes utilizadores da plataforma.

--%>