Fugas - notícias

AFP

Ryanair quer oferecer bilhetes a preço zero, mas não é para já

Por Fugas

Michael O'Leary, CEO da companhia aérea, diz que "nos próximos cinco a 10 anos as tarifas aéreas na Ryanair serão gratuitas".

Se as promoções da Ryanair já nos habituaram a viajar a preços quase irrisórios, nada se compara aos planos que o CEO da Ryanair, Michael O’Leary tem para os próximos dez anos.

Sim, em dez anos a Ryanair espera estar a oferecer lugares gratuitos nos seus aviões. “O desafio para nós é continuar a baixar as tarifas. Tenho esta visão de que nos próximos cinco a 10 anos as tarifas aéreas na Ryanair serão gratuitas, o que vai lotar os aviões e nós conseguiremos o nosso lucro partilhando as receitas dos aeroportos.” Ou seja, com a quantidade de pessoas que estarão em trânsito pelos aeroportos, fazendo compras, indo a cafés e restaurantes, a Ryanair passará a ganhar dinheiro com a divisão dessas receitas.

O’Leary, que falava na conferência da Associação de Operadores de Aeroportos, em Londres, referiu-se aos “cada vez mais atractivos negócios” que estão a ser oferecidos à Ryanair pelos aeroportos europeus, assim como à possibilidade de redução ou abolição de algumas taxas, como motores para a sua companhia oferecer voos.

“Penso que irá acontecer”, afirmou, ressalvando, contudo, que não será em todos os aeroportos, em todos os destinos. Em Heathrow, por exemplo, e noutros aeroportos que são grandes plataformas giratórias para todo o mundo, não será possível, concede.

“Mas na maioria dos outros aeroportos que está a tentar ter um grande aumento de tráfego, este processo já começou, com a redução de taxas e de custos.” E é na maioria dos outros aeroportos, mais pequenos, que a companhia irlandesa opera, atraindo um número inusitado de passageiros no que já é chamado de “efeito Ryanair”: com os passageiros, desenvolve-se a oferta em cada aeroporto e a Ryanair quer ter a sua parte nestes novos “centros comerciais”. Quem pode sair a ganhar são os viajantes – em vez de promoções de bilhetes a 9,99€, as mais frequentes, ou a 2€, como aconteceu recentemente, essas promoções serão para bilhetes a preço zero.

--%>