Fugas - notícias

Enric Vives-Rubio

Momondo lança concurso para bloggers portugueses

Por Fugas

Para quem é blogger de viagens (e não só) ou cria conteúdos de vídeo ou fotografia sobre viagens, chegaram os Open World Awards 2017. A ideia é distinguir aqueles que inspiram outros a viajar e a abrir o mundo.

Se viajar alarga horizontes, a momondo, site de pesquisa de voos e hotéis que tem como lema “vamos abrir o nosso mundo”, acredita que os bloggers de Portugal inspiram portugueses, e não só, a viajar mais. Por isso, quer ajudar nessa missão de pôr mais portugueses a viajar (e os próprios bloggers a desenvolver mais projectos) e para tal lançou os Open World Awards 2017, para bloggers de viagem (e não só) com “o objectivo de celebrar o talento em escrita, videografia e fotografia de viagens em Portugal”.

Estas são as categorias do concurso, a que se junta a “Open World”, “para todos os bloggers que inspiram a viajar (e não apenas necessariamente bloggers de viagens: estas podem surgir apenas de forma esporádica) de acordo com as cinco formas de viajar da momondo” – a saber: com a mente aberta e sem preconceitos; a criar novas amizades por onde se passa, a dizer que sim a novas experiências, com curiosidade pelo desconhecido e com desejo de partilhar. “O blog(ger) que mais contribuir para um mundo mais aberto” será o grande vencedor.

Vamos por partes, então, descobrir as categorias dos prémios, além do “Open World”. A categoria blogue é para blogues pessoais de viagem, na qual será avaliada a qualidade de escrita: interessante, informativa e com um estilo pessoal e coerente. Depois há a categoria fotografia para blogues de viagem com conteúdo sobretudo fotográfico (Instagram incluído) – aqui avaliar-se-ão os atributos técnicos e estéticos das fotografias, que têm de ser originais e inspiradoras. A terminar, a categoria vídeo, destinada a todos os viajantes que tenham um vlogue, seja este em formato de website ou em canal de partilha de de vídeo (como o YouTube ou o Vimeo); também no vídeo os atributos técnicos e estéticos são avaliados, mas estes deverão ser, acima de tudo, inspiradores e incentivar às viagens. Todos os blogues têm de ser originais, regularmente actualizados e todas as categorias serão avaliadas também do ponto de vista gráfico – procuram-se blogues cuidados, apelativos e intuitivos, que facilitem a navegação dos leitores.

Os primeiros classificados de cada categoria vão participar num workshop de marketing digital com a momondo, o Google e o Facebook em Copenhaga (a momondo oferece voos e hotel) e os primeiros e segundo classificados terão direito a um teste de ADN (ao estilo do concurso do ano passado The momondo DNA Journey) para descobrir a sua ascendência. O que poderá ajudar a inspirar as próximas viagens: os primeiros e segundos classificados na categoria Open World receberão, respectivamente, dois mil e mil euros em voos e hotéis.

Os primeiros e segundos classificados em cada categoria têm ainda presença assegurada nos Open World Awards da momondo que vão decorrer em Lisboa no início de Junho (em data ainda a anunciar). Será uma espécie de gala e meetup, que pretende funcionar como ponto de encontro dos melhores bloggers, vloggers, fotógrafos e instagrammers de viagem de Portugal.

As candidaturas, que abriram a 20 de Fevereiro, terminam a 17 de Março. Todos os blogues que se inscrevam no site oficial e cumpram os requisitos mínimos serão votados pelo público. O júri escolherá o vencedor de cada categoria entre os 10 participantes mais votados pelo público e até cinco nomeados pela momondo; o segundo classificado de cada categoria será o mais votado pelo público.

--%>