O que proponho para um destes fins-de-semana é uma escapadela pelas Aldeias Históricas de Portugal. São aldeias encantadoras, extremamente bem recuperadas e de fácil acesso. Todas elas são compostas de pedras... muitas pedras... mas também de grandes histórias, enormes paisagens e gigantescas doses de "anti-stress".
Fazem parte do Plano das Aldeias Históricas as aldeias de Marialva, Castelo Rodrigo, Trancoso, Almeida, Castelo Mendo, Linhares, Belmonte, Sortelha, Piodão, Castelo Novo, Monsanto e Idanha-a-Velha. São muitas aldeias, mas em algumas a visita acaba por ser bastante rápida, pelo que com um bom planeamento dá para dar a volta pelas principais aldeias num único fim de semana, que tenho a certeza que o vai surpreender.
De entre todas destaco as seguintes:
- Marialva, que possui uma parte amuralhada abandonada e cujo cenário nos faz imediatamente lembrar as velhas histórias de druidas, bruxas e cavaleiros. Uma aldeia "pequenina" a não perder;
- Trancoso, que possui uns edifícios magníficos para os apreciadores de arquitectura medieval;
- Almeida é uma aldeia sem igual. Vive dentro das muralhas em forma de estrela e é daqueles locais que nos faz pensar que estamos fora de Portugal;
- Sortelha é para mim o "supra-sumo" das aldeias históricas de Portugal. Possui uma paisagem apaixonante, transpira "medievalismo" em todos os cantos, a preservação está excelentemente bem feita e no fundo é uma aldeia que apaixona todo e qualquer visitante. A não perder.
- Piodão, a aldeia presépio. É uma aldeia apaixonante cujo caminho é feito numa serpente de alcatrão no meio de paisagens de tirar o fôlego. Uma visita à aldeia vizinha de Foz da Égua é obrigatória, bem como o provar dos licores regionais.
Cada aldeia possui a sua magia e encanto e uma que me agrade, pode não ser interessante aos olhos de outro visitante, no entanto tenho a certeza que a maioria das aldeias o vai deixar com vontade de voltar.
O circuito destas aldeias pode ser consultado em www.aldeiashistoricasdeportugal.com , bem como através do livro publicado pelo mesmo organismo. Este livro possui a vantagem de trazer alguns vouchers incluindo dormidas gratuitas o que faz com que já não haja desculpas para conhecer o melhor que Portugal medieval tem para oferecer.