Fugas - dicas dos leitores

Se gosta de viagem, história, monumentos, natureza, gastronomia e cultura...

Por Gil Campelos

... Guimarães e Vizela unem-se, de comboio, em 11 minutos. De um lado o castelo e D. Afonso Henriques, do outro lado da linha, a Rainha das Termas. Se destas figuras apenas restam os vestígios históricos é, de comboio, que sugerimos a sua descoberta.

Se preferir começar por Vizela, desça a avenida principal até aos portões do Parque das Termas, os caminhos de terra batida percorrem-se em sentido contrário do rio e desembocam no lago. Em redor, as enormes sequóias oferecem sombra e sossego, há um pequeno parque infantil, uma excelente esplanada e um ótimo pretexto para dar umas tacadas no novíssimo campo de mini-golf. Se for do seu interesse (self-service) almoce no chalé do Parque, caso prefira o centro da cidade, há bons restaurantes à escolha (Termas, Avelino, Águia d´ouro ou Rainha, ou outro que lhe mereça a sugestão local). Como lembrança, tem no bolinhol um amigo que impressiona quem quer contentar.

Em Guimarães sugere-se um percurso de descoberta do centro histórico, se tiver filhos poderá propor-lhes uma caça ao tesouro da Unesco (pedir o mapa no museu Martins Sarmento). Se preferir deixar-se ir, a cidade é muito intuitiva e gosta de deixar boa imagem, as pessoas também. Aproveite uma esplanada praça da Nª.Sª. Oliveira para escutar a cidadania, ou se tiver sorte, ouvir a intervenção sonora do Zeca Paulo, artista local que não compete com as esculturas do circuito citadino de autoria de Paulo Neves, Cutileiro e José de Guimarães. Mais fora do circuito pode ser do seu interesse a visita ao conjunto escultural do Campo da Ataca, em S. Torcato.

Para jantar sugere-se, o "Martins" mesmo no Toural e para comer ao balcão, num ambiente inquieto e bem servido, ou o "Tangerina", se quiser subir até ao Castelo/Paço dos Duques e desfrutar de uma casa e jardim vegetariano que faz esquecer a viagem e obriga aos sabores pausados, um salto no espaço. Para sair à noite procure uma agenda cultural num dos cafés e faça uma escolha entre o Centro Cultural Vila Flor e o Cinema S.Mamede, sem nunca deixar de visitar o espaço do CCVFlor.

...se também deseja incluir a prática desportiva nesta visita e:

- é um bttista, aproveite a distância e una a pedalar os dois cumes da zona, Penha e S.Bento. Caso prefira o downhill, o teleférico da penha dá-lhe boleia e à bicicleta na subidas. Em caso de estar com a família, alugue bicicletas na estação e pedale na pista de ciclo turismo Guimarães-Fafe.

- gosta de nadar ou de ginásio, procure a piscina multi-usos de Guimarães, é semi-olímpica e tem um teto de madeira que o vai fazer nadar a última piscina de costas.

- prefere correr ou jogar à bola, percorra  o parque da cidade e sinta-se em forma.

Há vários motivos para regressar. Boa estadia.

--%>