Fugas - dicas dos leitores

Niagara Falls, a lenda

Por Alexandra Pinto

Lelawala, uma jovem índia filha do chefe da tribo, tem o seu destino traçado como o de tantas outras jovens da sua idade prometidas em casamento por seus pais. Apesar de saber que não podia fugir e que teria de se casar com aquele homem tão velho quanto asqueroso, ainda tinha esperança que um milagre a liberta-se de tão cruel destino.

Chegou o tão temido dia, o do seu casamento. Ainda lhe custava a acreditar que a partir daquele dia a sua vida iria ficar ligada á daquele homem. A sua tristeza era tão grande, que nem conseguia levantar os olhos do chão.

-Porquê grande espírito das águas, porquê? Perguntava.
- Lelawalaaa; Lelawalaaa.

Lelawala começou a seguir a voz que a chamava. Apesar de saber que deveria voltar para trás e aceitar o seu destino, os seus pés continuavam a seguir a voz que por si chamava:

- Lelawalaaa; Lelawalaaa.

Quando deu por si, estava em frente ao grande espírito das águas, as Niagara Falls, que continuava a chamar por seu nome. Sem hesitar Lelawala, aceitou o seu destino e deixou-se abraçar pelo grande espírito das águas, tornando-se a guardiã de todos aqueles que tentam ao seu cruel destino.

(Maid of the Mist, Niagara Falls Legend)

--%>