Fugas - dicas dos leitores

As ilhas Surin da Tailândia, entre o verde da natureza e o azul da água

Por Karina Sousa

Quem nunca sonhou em passear pela Tailândia? Descobrir a terra Thai (=livre), deliciar-se com a gastronomia, observar a crença budista, explorar as florestas e sentir a gente.

A Tailândia é um destino que pode agradar aos mais variados gostos, é um país que possui de tudo muito. A norte: montanhas, floresta, animais selvagens, povos, e templos. A sul: ilhas de cortar a respiração, águas de sonho, e mais uma vez floresta, povos, e templos.

O Parque Nacional Mu Ko Surin é composto por 5 ilhas localizadas no Mar Andaman a sudoeste da costa da Tailândia. Não, não são ilhas de turismo massivo, de festa até cair para o lado, de prostituição infantil ou de um turista sentir-se como mais um entre os cerca de 15 milhões que visitam a Tailândia anualmente (dados de 2010). Se não gosta de ser incomodado a toda a hora com "Sr. tuk-tuk?" "massagem?" "hotel?", há que saber escolher e para esses aqui vai a minha dica.

Para chegar a estas ilhas, acessíveis apenas de Novembro a Maio, poderá apanhar um barco rápido a partir de Khura-Buri, província de Phang Nga. É possível dormir em tendas, leve a sua ou poderá alugar uma no parque, ou se preferir poderá dormir numa pequena e simples cabana. A água do mar azul cristalina poderá estar a meros 5 metros de "casa". De manhã tome o pequeno-almoço na pitoresca cantina aberta à natureza.À tarde embarque em pequenos barcos locais para apreciar a cativante beleza de um lugar inexplorado, coberto de verde e circundado de azul-turquesa. A natureza é linda.

Os simpáticos guias locais estarão prontos para o acompalhar, e de máscara, tubo e barbatanas irão mostrar-lhe o colorido da vida debaixo de água. Deixe-se levar por um pequenino peixe azul, depois um amarelo, procure por Nemo (peixe-palhaço), espante-se com uma anémona cor-de-rosa, encontre-se com uma tartaruga marinha. As possibilidades são muitas e a emoção é constante. Na área de mangue de uma das ilhas, com o encher da maré poderá observar pequeninos (~50cm) tubarões de pontas negras do recife que aí vêm para se abrigar.

Estas ilhas são também refúgio de um povo - Moken, que vive de e para o mar, entre o Mar de Andaman e o Arquipélago Mergui de Burma. Conhecidos como ciganos do mar, este povo nómada que apenas durante as monções estabelecia-se em terra firme, vive um período de transição. Após o tsunami de 2004 muitos Moken estabeleceram-se permanentemente numa baía das ilhas Surin. Se assim o desejar poderá visitar esta comunidade no entanto tenha em mente um bom código de visita, pois tratam-se de pessoas e não de peixinhos coloridos.

Ao fim da tarde ou quando desejar regresse para mais uma deliciosa refeição deliciosamente ao ar livre. Poderá ouvir as aves a contemplarem o pôr-do-sol, procure por um lémure voador por entre as árvores, ou beba uma Chang (cerveja tailandesa) e fique-se de conversa com os seus novos amigos tailandeses. Apenas uma última dica, pelas 22h acaba-se a luz dos geradores. É a oportunidade ideal para deitar-se na areia fina e branca e contemplar um céu magnificamente estrelado e só depois então regressar à sua tenda no paraíso.

--%>